51 anos que o homem pisou na lua. Vídeos da Missão Apollo 11 são adaptados em alta qualidade, assista

0
155

O homem pisou na Lua pela primeira vez na madrugada do dia 21 de julho de 1969. Quem teve a honra de dar o primeiro passo histórico foi o astronauta Neil Armstrong, a bordo da missão Apollo 11. Depois  dele, outros 11 astronautas estiveram no satélite natural por meio das missões Apollo 12, 14, 15, 16 e 17. Essa última aconteceu em 1972, e desde então o homem não voltou mais à Lua.

Todas as missões Apollo foram gravadas. O pouso da Apollo 11 foi televisionado para 33 países e contou com 600 milhões de espectadores em todo o mundo. Por mais que tenha sido emocionante acompanhar um evento histórico ao vivo, precisamos admitir que a qualidade do vídeo não era das melhores. A maior parte das imagens estão granuladas e borradas.

Agora, com o desenvolvimento de tecnologias digitais, ferramentas de inteligência artificial estão ajudando a reviver esses momentos históricos. Um especialista em restauração que se identifica como DutchSteamMachine na internet recriou alguns dos vídeos da missão Apollo em alta qualidade. Veja um deles abaixo:

O vídeo original foi gravado em 12 FPS (frames por segundo). Isso significa que ele é composto por 12 “fotos” a cada segundo de vídeo, dando movimento à imagem. O restaurador adaptou o vídeo para 60 frames por segundo usando uma ferramenta chamada Depth-Aware video frame INterpolation, ou DAIN.

O software analisa as imagens e preenche o vídeo com os frames que faltam. É uma forma de processamento para deixar o vídeo mais fluido e menos borrado. Um trecho de 5 minutos, como o que você viu aí em cima, demora entre 6 e 20 horas para ser processado.

 

Fonte: Superinteressante

Parceiro:

Grupo Betha Shield traz segurança para sua casa!

A nova sede do Grupo Betha Shield fica localizada na Rua Emanoel Jaime Lopes, Nº16 , centro, os telefones são (62) 3331-3088 e 98591- 8010.

Faça uma visita!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here