Joias em prata de Pirenópolis passa por avaliação do Conselho Regulador

0
218
Nenhuma descrição disponível.
Essa semana, ACEAPP- Associação Cultural e Ecológica dos Artesãos em Prata de Pirenópolis realizou em sua sede, a primeira reunião do Conselho Regulador da IG-Indicação Geográfica de Procedência para avaliar as joias em prata de Pirenópolis.
O Conselho Regulador analisa se a joia foi feita à mão, com gemas e adereços naturais, em prata de lei e a qualidade do acabamento para que possa receber o Certificado de Garantia da IG conforme exigências do INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
Nenhuma descrição disponível.
O Conselho é composto por três membros da ACEAPP: Delma Melo, presidente, Márcio Barbosa e Ricardo Bernardo, joalheiros associados. Representando a Prefeitura o Secretário de Turismo, Marcos Vieira, o SEBRAE-GO, Vera Lúcia Elias, o FUNMINERAL, Geraldo Evangelista.
Dez joalheiros da cidade apresentaram suas joias para serem avaliadas como: Rosane Regis, Damian Morales, Rone Mendes de Moraes, Carlos Ronald Tatú, Delma Melo, Sylvia Isaacs e Edmilson Vasconcelos, Paulo Henrique, Ricardo Bernardo, Márcio Barbosa, Marco Honório e as artesãs Marisa Pacheco e Eva Rodrigues.
A ACEAPP também está lançando o site igdaprata.com.br com esclarecimentos sobre a IG, mais nome e contato de seus associados para que o público possa conhecer e adquirir joias originais, de qualidade e certificadas de Pirenópolis.
Nenhuma descrição disponível.
Legado dos anos 1970

A relação da cidade com a produção de joias em prata começou nos anos 1970, com a chegada de jovens de todo o país que fundaram a comunidade hippie Terra Nostra, que aprenderam o ofício em viagens a países de grande tradição na extração e fabricação de joias em prata e o ensinaram a moradores da cidade.

Hoje, há cerca de 100 artesão e 8 lojas dedicadas à joalheira artesanal na cidade, número significativo. A expectativa é que a indicação geográfica ajude a dar maior visibilidade ao trabalho e também garantias de autenticidade para o consumidor.
*Com informações e fotos de ACEAPP
Parceiro:
A imagem pode conter: texto

DOM JOÃO BARBEARIA

A Dom João Barbearia une tradição e modernidade, com no técnicas e ambiente personalizado.

Rua Manoel Jayme Lopes, Centro. Telefone: 99546.0478

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here