Responsáveis pela coleta de lixo urbano alertam: lixo é rota de transmissão para o coronavírus; saiba o que fazer com o lixo contaminado

0
215

Foto: Google Imagens

Em meio à pandemia da covid-19, muito já se fala da importância de, ao fazer compras, higienizar itens antes utilizá-los. No entanto, esquece-se de comentar sobre o que fazer com o material na hora de descartá-lo. O momento pede um cuidado redobrado com a forma que se trata o lixo, porque ele é mais um meio de contágio do novo coronavírus. Sobretudo no caso dos rejeitos produzidos por quem está doente e em isolamento domiciliar. E a população mais vulnerável a essa forma de contaminação são os trabalhadores da limpeza urbana, serviço considerado essencial e ao mesmo tempo invisível para muitos.

Pessoas já estão se infectando dessa forma. Isso porque já se sabe da capacidade do vírus de sobreviver por horas ou dias em certas substâncias. É interessante que na hora que descartar um material que tem resquícios de coronavírus, ou por contato dentro da casa ou de fora, ele vai continuar com um potencial de gerar o contágio para terceiros.

Novos estudos têm indicado que esse tempo é ainda maior que inicialmente pensado. No cobre ele passa 4 horas, no papelão pode chegar a 5 dias, plástico até 3 dias, aço até 3 dias, madeira 4 dias. vidro 5 dias. A pesquisa diz que, a depender das características de umidade e temperatura, alguns podem chegar até 9 dias.

Como fazer?

Lixo de casas sem suspeita de covid-19

• Mantenha a rotina de separar o lixo reciclável do comum;
• Luvas e máscaras descartáveis podem ser colocadas no lixo comum;
• Respeite o horário de coleta de lixo da sua rua e coloque os sacos na calçada apenas no dia e horário do recolhimento.

Lixo de casas com suspeita ou caso positivo de covid-19

• Máscaras, lenços e luvas descartáveis devem ser colocados em sacolas duplas no lixo comum;
• Use dois sacos para acondicionar todo o lixo da casa;
• Não encha os sacos de lixo até completar toda a sua capacidade. Deixe espaço para conseguir fechá-los com segurança. É importante dar um nó ou colocar um lacre;
• Respeite o horário de coleta de lixo da sua rua e coloque os sacos na calçada apenas no dia e horário do recolhimento.

Parceiro:

Meio Ambiente Inteligente
Telefone: 99635-4722

Novo endereço: Rua Benjamin Constant, 16 – sobre loja da Lotérica – Centro

Acesse as redes sociais da empresa:

www.meioambienteinteligente.com.br

https://www.facebook.com/meioambienteinteligente/

https://www.instagram.com/explore/locations/1455839 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here