TSE: eleições não terão biometria e uso de máscara será obrigatório

0
692

Eleitores que chegarem aos locais de votação sem máscara poderão ser impedidos de votar nas eleições deste ano. A determinação está no Plano de Segurança Sanitária, divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira (8).

Elaborado em parceria com a Fiocruz e com os hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein, também traz outras regras que deverão ser seguidas por mesários e por aqueles que forem votar em 15 e 29 de novembro.

Além da máscara, o TSE recomenda que cada eleitor leve a sua própria caneta para assinar o caderno de votação e orienta que não sejam levadas crianças ou acompanhantes para o local de votação. Nos locais de votação, será preciso manter uma distância mínima de um metro de outras pessoas e evitar contato físico. Também não será permitido beber, se alimentar ou fazer qualquer atividade que exija a retirada da máscara.

Para evitar o contato, o eleitor deverá exibir o documento ao mesário a distância, esticando os braços em direção a ele. Depois que o mesário digitar os dados, ele vai ler em voz alta o nome do eleitor. A identificação biométrica não será utilizada dessa vez.

Se o nome estiver correto, o eleitor poderá guardar seu documento e limpar as mãos com álcool em gel para assinar o caderno de votação.

Após votar, o TSE recomenda que o eleitor limpe novamente as mãos com álcool em gel e sair da seção.

“O cuidado com a saúde é muito importante. E o direito de votar e ajudar a escolher o rumo da sua cidade pelos próximos quatro anos vem logo em seguida. Convocamos os eleitores a participar desse momento relevante para a democracia com muita responsabilidade, tomando todos os cuidados sanitários indicados”, disse o presidente do TSE, Roberto Barroso.

Mesários

Para os mesários, o TSE vai fornecer equipamentos de proteção. O tribunal determina que eles troquem as máscaras a cada quatro horas, usem viseiras plásticas, álcool em gel de uso individual e álcool 70% para desinfetar superfícies. Eles ficarão a pelo menos 1 metro de distância entre eles e dos eleitores.

Horário de votação

O horário de votação neste ano começará mais cedo, às 7h. Até às 10h, as seções estarão reservadas para maiores de 60 anos. Os demais eleitores não serão proibidos de votar neste horário, mas o TSE recomenda que eles compareçam depois desse período.

Fonte: Metrópoles

Parceiro:

Pax Pirenopolina oferece serviço completo de alto padrão

Endereço: Rua São Paulo, em frente ao Cemitério

Telefones: 3331-3556 e 98597-7806

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here