Decreto recomenda medir a temperatura dos clientes ao adentrarem em lojas, mercados e farmácias; saiba como funciona

0
2131

Ir às compras pode ter uma etapa a mais no comércio interno de Pirenópolis, desde ontem (03). Aferir a temperatura de funcionários, colaboradores, clientes e lojistas antes de ingressarem nos estabelecimentos está entre os protocolos recomendados pelo último decreto, publicado na tarde de ontem. O prazo limite para que todos adquiram o equipamento é até o próximo dia 17 deste mês.

A sugestão contempla lojas, supermercados, farmácias, padaria, bares, etc. O decreto sugere que a medição seja feita com termômetro digital infravermelho. Caso a temperatura seja igual ou superior a 37,8 graus, o local pode impedir a entrada e deve orientar a pessoa sobre o acompanhamento dos sintomas e busca de atendimento em um serviço de saúde.

A medida que pode vir a ser adotada pelo comércio varejista em boa parte do Estado já estava entre os protocolos de segurança que estão sendo implantados há algumas semana. Enquanto alguns começaram a fazer a aferição de temperatura por iniciativa própria, outros atenderam a recomendações do poder público municipal.

Para ingressar em qualquer em qualquer estabelecimento, é preciso passar por uma medição feita com termômetro infravermelho e, depois, higienizar as mãos com álcool gel. Assim como determina o decreto municipal, só é permitida a entrada de pessoas que estiverem usando máscaras de proteção.

Embora represente um cuidado a mais durante a pandemia de coronavírus, a aferição de temperatura é considerada pouco efetiva para barrar a circulação do vírus por quem atua na área da saúde. Membro da Câmara Técnica de Infectologia do Conselho Regional de Medicina (Cremers), Paulo Ernesto Gewehr lembra que parte da transmissão do vírus dá-se por pessoas assintomáticas, e que mesmo aquelas que irão manifestar algum sintoma podem infectar outras até 48h antes de apresentarem febre.

— O Ministério da Saúde e a OMS não recomendam medição de temperatura como método de triagem para o coronavírus, mas também não contra-indicam. Em geral tem pouco resultado porque acaba detectando poucos pacientes — diz o infectologista, que defende o foco em outras medidas de prevenção, como o uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento social.

A obrigatoriedade de aquisição deste termômetro digital, está deixando algumas pessoas descontentes, pois trata-se de um instrumento não muito barato, custam mais de R$ 280,00 e está se tornando um empecilho para a adoção do protocolo por pequenos comércios.

Parceiro:

Grupo Betha Shield

Grupo Betha Shield traz segurança  para sua casa!

A nova sede do Grupo Betha Shield fica localizada na Rua Emanoel Jaime Lopes, Nº16 , centro, os telefones são (62) 3331-3088 e 98591- 8010.

Faça uma visita!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here