O Lar para Idosos São Vicente de Paulo pede ajuda para continuar a funcionar

0
3656

Nenhuma descrição disponível.

Local precisa de alimentos básicos como carne, leite, café e pão, além de itens de higiene pessoal, limpeza, medicamentos, doação em espécie e muita doação de amor ao próximo.

Nenhuma descrição disponível.

O Lar Para Idosos Conferência Nossa Senhora do Rosário e São Vicente de Paulo, localizado na Praça Dom Emanoel G. de Oliveira, n.º 01, em Pirenópolis, necessita de ajuda para manter a alimentação e os cuidados dos internos. Segundo Padre Augusto Gonçalves Pereira, que assumiu a coordenação da instituição em setembro, após uma intervenção do Ministério Público que quase ocasionou numa interdição, o lar atende a cidade há mais de um século e com o progresso, mudaram também certas exigências de funcionamento. “Buscando uma melhor maneira para atender os idosos, tentando oferecer um atendimento mais humanizado possível. Tentamos dar o melhor pra eles. A gente está trabalhando com a comunidade para que ela volte a fazer o que ela sempre fez. Ajudar o Lar com doações, mas infelizmente, no momento atual, esse amparo diminuiu um pouco, mas graças a Deus, muitas pessoas estão se mobilizando para ajudar e estão ajudando muito. Quero aproveitar para agradecer a todos mesmo, pois não estão dando o que sobra, estão partilhando o pouco que tem”, frisou Padre Augusto.

Nenhuma descrição disponível.

Ainda de acordo com o Padre,  quando vamos envelhecendo, nossas necessidades aumentam. A instituição ampara idosos de ambos sexos, proporcionando assistência material, moral, intelectual, social e espiritual, com liberdade e dignidade, visando a preservação da sua saúde física e mental. “Hoje abrigamos 19 idosos, com idade acima de 60 anos. A instituição é filantrópica, e se mantém com o repasse dos 70% do benefício dos idosos, que o tem, como reza o estatuto do idoso no art.33; §2° o recurso advindo do termo de colaboração que mantém com Governo Federal, Estadual e Municipal e 30%, são destinados para arcar particularmente para as necessidades pessoais daquele idoso, por exemplo, para comprar uma roupa própria que ele goste, um rádio, um medicamento mais complexo”, explicou o padre, acrescentando que o Lar para Idosos tem inúmeras despesas como salários, alimentação, materiais de limpeza, roupas de cama, medicamentos, fradas geriátricas grande, entre outras.

Nenhuma descrição disponível.

A administração do asilo disse que os idosos fazem seis refeições diárias. “Hoje contamos com um quadro de colaboradores formado por duas cozinheiras, duas faxineira, quatro técnicas de enfermagem que cuida dos nossos idosos diurno e noturno, que faz o papel de cuidador de idosos. São pessoa capacitada para auxiliar o idoso que apresenta limitações para realizar atividades da vida diária. Tem enfermeira padrão responsável pelos medicamentos, respeitando os regulamentos de vigilância sanitária quanto à guarda e administração, vedando o estoque de medicamentos sem prescrição médica e um médico cedido pela prefeitura que vem uma vez por semana”, esclareceu Padre Augusto.

Hoje, com a nova direção, o Lar Para Idosos São Vicente de Paulo pede para que todos nós caminhemos na direção de ações do bem e de modo especial, pelo próximo que sofre e que muitas das vezes são abandonados pelos próprios familiares. E assim, ensina: “Ajamos com todo cuidado ao oferecer nossas ações a Deus, sobretudo as mais importantes; agindo desta maneira tudo o que fizermos será de seu agrado”. São Vicente de Paulo

Nenhuma descrição disponível.

Parte da equipe que trabalha e administra o Lar de Idosos

Sobre a instituição

O Lar Para Idosos Conferência Nossa Senhora do Rosário e São Vicente de Paulo atualmente é caracterizado como ILPI (instituição de longa permanência). Foi fundado em 16 de Outubro de 1887. Naquele tempo se denominava com Asilo – Hospital São Vicente de Paulo, era destinado ao recolhimento e tratamento de indigentes. Projetado para simples asilo da pobreza foi forçado em acolher, curar e sustentar qualquer pobre que necessitar dos socorros da caridade vicentina. Tem servido de hospital para tratamento médicos cirúrgicos e serviços hospitalar de acordos com os recursos oriundos da sociedade. A admissão para o tratamento hospitalar ou para asilado é feita sem distinção de natalidade, crença, idade ou sexo.   Com o CNPJ: 01.825.546/0001-44, situado na Praça Dom Emanuel G. Oliveira, Centro, Pirenópolis-GO, CEP 72980-000, telefone nº (62) 3331-3961. Tem na prática da caridade cristã no campo da assistência social e promoção humana, o exercício do carisma vicentino herdado de São Vicente de Paulo. Foi considerado de utilidade pública pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, no dia 21 de maio de 1987, pela a lei nº10192.

Sobre o Padre

Padre Augusto Gonçalves Pereira chegou em Pirenópolis há pouco mais de 5 anos, em agosto de 2015. Ele divide o tempo entre os serviços do Ministério e a presidência do Lar dos Idosos, desde setembro. Diante da possibilidade de fechamento do asilo, ele se ofereceu para administrá-lo, juntamente com uma equipe que não mede esforços para prestar um atendimento digno aos internos, que muitos foram abandonados pela família. “O lar quase fechou as portas e os internos seriam devolvidos para o município. A prefeitura, teria a responsabilidade de alocar os internos em outras instituições. Só que essas já estavam mandando idosos para cá. Quando percebi que existia uma grande possibilidade de interdição, me colocamos à disposição para ajudar. A interdição foi descartada e a intervenção foi amenizada. Chegamos num consenso que formaríamos uma nova equipe e aqui estamos. Os Vicentinos é uma sociedade, formada por filhos da igreja, embora seja filantrópica, recebemos idosos independente de crença e credo. A essência é católica, mas a ação é independente, quem estiver precisando ela vai acolher. Realmente é o amor ao próximo na integralidade dele. Nosso pensamento é: Está precisando? Podemos acolher? Acolhemos. Precisamos de doação em forma de alimentos, fraldas geriátricas tamanho grande e doação em espécie. Com a graça de Deus, 2021 colheremos os frutos. Estamos também buscando parcerias com município e em outras esfera. Estamos ainda na fase de regularizar a questão da documentação. Estamos trabalhando intensamente, para resolver isso logo e apresentarmos um prestação de contas ao Ministério Público”, esclareceu o Padre e acrescentou que: “Costumo dizer que não temos tempo, estamos contra o tempo. Precisamos fazer essa prestação de contas, porque para recebermos certos recursos, temos que está com tudo regularizado, transparente, para que não possa pairar nenhum tipo de dúvida”.

Desde que a nova equipe assumiu a direção do Lar, perceberam que as pessoas estão ajudando muito. “Temos muitos desafios pela frente. Temos que fazer um novo projeto de restauração para o prédio, fazer um refeitório mais amplo, construir alguns pavimentos”, complementou Padre Augusto

O Lar para Idosos possui pequenos apartamentos. A Casa consegue comportar 50 internos, mas hoje acolhe 19. “Ano que vem temos muitos projetos para serem implantados e um deles é construir uma capelinha para celebrarmos missas”, finalizou agradecendo as doações que diariamente chegam à instituição.

Nenhuma descrição disponível.

Eliete trata os idosos com muito carinho.

 

Para doar deposite na conta do Banco do Brasil

Agência: 1114-2

Conta Corrente: 2318-3

O lar está localizado na Rua Dom Manuel G. de Oliveira, 01, centro.

Telefone: 3331-3961

e-mail: ilpisaovicentedepaulopiri@hotmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here