Representantes do STRAAF e mulheres agricultoras participam de ações de prevenção ao câncer de mama

0
560

Nenhuma descrição disponível.

Em comemoração ao Outubro Rosa, a equipe do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Pirenópolis (STRAAF), composta basicamente por mulheres e duas mulheres agricultoras de Pirenópolis, participaram de uma videoconferência promovida pela secretaria de mulheres da Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar do Estado de Goiás (FETAEG).

A videoconferência aconteceu na tarde de quarta-feira(21), com a participação de mulheres de todo o estado e foi bastante enriquecedora, pois abordou tudo que se refere à prevenção e tratamento do câncer de mama, além de depoimentos de mulheres que já vivenciaram essa dolorosa experiência e duas delas que estavam presentes à reunião virtual, são de Pirenópolis e deram seus emocionantes testemunhos.

Nenhuma descrição disponível.

Fernanda de Pina, presidente do STRAAF

Além das mulheres de todo os estado, Pirenópolis foi muito bem representada pela presença de 4 mulheres, a presidente do STRAAF, Fernanda de Pina, a Tesoureira Ildene Borges e duas jovens mulheres agricultoras que contaram suas histórias, suas lutas e suas vitórias. Conforme a presidente do sindicato, foi um encontro muito emocionante. “Com o depoimento delas ficamos muito sensibilizadas. Queria ressaltar que é muito importante para nós do sindicato estejamos trabalhando nessa questão de conscientização de mulheres rurais”, disse Fernanda acrescentando que “se é difícil para a mulheres urbanas ter essa assistência necessária, para as mulheres rurais é ainda mais difícil e complicado, mas não podemos ficar fora dessa luta, já que somos a maioria de mulheres aqui compondo a sede do sindicato e muitas mulheres agricultoras”, frisou.

Fernanda também salienta que é bom refletirmos sobre o assunto: “Queremos pedir para que as mulheres se amem muito, se cuidem muito, reservem um tempo de atenção voltado só para ela e vivermos as coisas boas da vida. Para nós que somos atropeladas por tanto trabalho e compromissos, tantas situações que nos distancie de nós mesmas e acabamos postergando, adiando os exames que apontam a descoberta da doença. Não podemos nos esquecer de nós mesmas quando cuidando de filhos, de marido, de trabalho e de tantas outras situações”.

Nenhuma descrição disponível.

Algumas mulheres que integra a equipe do Sindicato: Fernanda de Pina, Gabriela Nogueira, Ildene Borges, Beatriz Moraes

Sobre a videoconferência:

A Fetaeg – Federação dos Trabalhadores(as) Rurais na Agricultura Familiar do Estado de Goiás, por sua secretaria de mulheres, promoveu uma videoconferência sobre a importância da prevenção ao câncer de mama para as mulheres trabalhadoras rurais de Goiás.
A secretária de mulheres da Fetaeg, Magna Rodrigues, na abertura da videoconferência, destacou a importância da mobilização contra o câncer de mama e o motivo do encontro: “é muito importante que a gente tenha essa consciência de que precisamos ter o autocuidado, fazer o autoexame e estarmos sempre atentas em relação à nossa saúde, por isso convidei a Drª Marcia Veloso, coordenadora de serviço de psicologia da mastologia, e também a Drª Ieda Peixoto, Acadêmica da liga de psicologia de mama, para estar falando sobre os cuidados que devemos ter, disse Magna.
Durante a videoconferência, foram discutidos diversas dificuldades enfrentadas pelas mulheres que lutam para vencer a doença. A falta de infraestrutura de alguns hospitais da rede pública na parte de alimentação, medicamentos e até de transportes para levar essas pacientes para realização de exames, foram alguns pontos destacados no encontro.
O presidente da Fetaeg, Elias D´angelo Borges, deixou claro que o intuito de promover essa videoconferência é de mobilizar muitas pessoas para ajudar nesta causa. Segundo ele, o câncer de mama é um problema de saúde pública de grande relevância no Brasil. “É o câncer que mais mata em todo Brasil, pois vocês mulheres devem tomar todos os cuidados necessários, ficarem atentas em alguns sintomas duvidosos”, enfatizou o presidente.
Algumas participantes que estiveram presente na videoconferência, deram seu depoimento destacando que o apoio da família nessa hora é fundamental. E de acordo com os relatos, quando se deparou com o câncer de mama, felizmente teve o apoio da família para encararem essa luta. Deixando mensagem de otimismo, perseverança e bom humor, afirmando que esses são fatores que possibilitam enfrentar melhor as dificuldades no combate à doença.
A Drª Ieda Peixoto, frisou que é preciso defender e debater o acesso das mulheres que sofrem com o câncer de mama relatando a dificuldade de fazer e pegar o exame da biópsia da mama nos hospitais públicos. Segundo ela, o resultado demora mais de 60 dias para sair. “Goiás é o único Estado do Centro-Oeste que tem o mamógrafo para fazer a biópsia, sem precisar levar a paciente para o centro cirúrgico, reduzindo a fila de espera para realizar o exame e reduzindo gastos”, revela.
Já a psicóloga Marcia de Faria Veloso, acredita que é preciso ter mais profissionais capacitados que possam fazer uma varredura em todo Estado para realizar exames em busca de mulheres que sofrem de câncer e ainda não sabem. “Hoje em dia, com os avanços da tecnologia, há muita chances de cura do câncer de mama, no entanto, nem todas as mulheres tem acesso aos exames básicos. E na oportunidade, parabenizou a iniciativa da Fetaeg por preocupar e realizar um encontro desses de tanta importância para as mulheres”.
“É extremamente importante que nós, mulheres, estejamos preparadas para nos prevenirmos contra essa doença, e cada vez mais o MSTTR – Movimento Sindical dos(as) Trabalhadores(as) Rurais do Estado de Goiás dará o suporte para manter as informações sobre ela sempre atualizadas”, concluiu Magna.

Fique atenta aos sinais e sintomas!

  • O aparecimento de um caroço ou nódulo é o principal sintoma do câncer de mama. Além dele, você precisa ficar atenta a outros sinais, como:
  •  Pele avermelhada e coceira
  •  Pele áspera tipo casca de laranja
  •  Alterações no mamilo
  •  Nódulos nas axilas ou no pescoço
  •  Líquidos desconhecidos que saem do mamilo
  • Algumas dicas para você se proteger
  • Alguns hábitos saudáveis podem ser adotados por você no dia a dia para evitar o câncer de mama. Eles são:
    – Praticar, no mínimo, 150 minutos de atividades físicas moderadas durante a semana
    – Se alimentar de três em três horas de forma saudável
    – Evitar bebidas alcóolicas e alimentos muito gordurosos
    – Realizar amamentação prolongada – o que também gera maior proteção ao bebê

Nenhuma descrição disponível.

Não fique só. Fique sócio!
Endereço: Prefeito Sizenando Jayme, 19
Telefones: 3331.1125 e 98535.5513
E-mail: sttrpirigo@hotmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here