Força-tarefa está montada para evitar aglomerações em Pirenópolis e nas cidades turísticas de Goiás

0
230

Foto montagem: Brígida Fátima G. de Melo e Facebook

Força-tarefa criada para conter propagação da Covid-19 visa assegurar respeito aos protocolos sanitários em Pirenópolis e municípios turísticos com mais policiamento, fiscalização e orientação à população entre dias 30 de outubro e 02 de novembro, período de junção dos feriados do Dia do Servidor Público e Dia de Finados.

Para garantir o cumprimento dos protocolos, Pirenópolis, terá equipes de fiscais da prefeitura e também poderá contar com a Operação Finados, lançada ontem(29) pelo Governo do Estado, cujas ações vão acontecer em 13 destinos turísticos, que receberam o reforço de 354 policiais militares, 100 bombeiros militares e 139 viaturas. Objetivo é conter a propagação da Covid-19.

Em Pirenópolis prevalece as mesmas regras estabelecidas anteriormente, ou seja, turistas deverão apresentar comprovante de reserva antecipada na rede hoteleira, restaurantes ou atrativos turísticos da cidade Hotéis, pousadas, casas de aluguel, campings e cachoeiras podem receber visitantes, desde que respeitem a capacidade máxima de ocupação de 65%. Já os restaurantes podem funcionar com capacidade máxima de 80%.

A força-tarefa é integrada pela Goiás Turismo, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ministério Público do Estado de Goiás, Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) e prefeituras. Os municípios e distritos que irão receber a operação são: Aruanã, Britânia, Itacaiú, Buriti Alegre, São José dos Bandeirantes, Luiz Alves, Aragarças, Pirenópolis, Caldas Novas, Alto Paraíso, Três Ranchos, cidade de Goiás e Abadiânia – Lago Corumbá IV.

Entre as ações estão orientação e conscientização da população, fiscalização junto a empresas de transporte de passageiros, maior patrulhamento nas rodovias estaduais, articulação com as prefeituras e inspeção ambiental em lagos, cachoeiras e rios.

O efetivo de policiamento na Operação Finados recebe 50 policiais a mais do que no feriado anterior, conforme apontou o secretário de Estado de Segurança Pública, Rodney Rocha Miranda. O objetivo é atuar mais intensamente no combate à criminalidade e, ao mesmo tempo, manter o apoio às prefeituras.

As condições climáticas dessa época do ano atribuem características diferentes a este feriado. Por conta das chuvas, o fluxo de turistas cai em determinados lugares.

Regras que estão em vigor:

  • Turistas têm que apresentar comprovante de reserva, junto com documento pessoal e comprovante de endereço;
  • Proibido acampar em área pública, fora de camping;
  • Proibido comércio ambulante;
  • Proibida a realização de eventos, tais como: shows, casa de festas, festas em chácaras ou residência e qualquer outro tipo de evento que gere aglomeração;
  • Uso de máscara obrigatório em locais públicos, sob pena de multa de R$ 1 mil;
  • Fica liberada a realização de atividades físicas e recreativas às margens do rio, de segunda a sexta-feira, não ultrapassando limite de quatro pessoas, respeitando distanciamento de 2 metros e usando máscaras.

Visita a cachoeiras

No caso das cachoeiras, é preciso agendar horário e tempo de permanência para evitar aglomerações. Durante o deslocamento até chegar ao poço da cachoeira, as pessoas devem utilizar máscaras protetoras faciais, podendo estas serem retiradas somente antes da entrada na água e recolocadas após a saída da água.

O agendamento deve ser feito por meio de agências de turismo ou pelo telefone das fazendas em que os atrativos naturais estão localizados.

Parceiro:

Pax Pirenopolina Ltda

Endereço: Rua São Paulo, em frente ao cemitério.
Telefones: 3331-3556 e 98597-7806.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here