Você sabia que foi criada a Delegacia de Combate à Corrupção? Pois é, ela existe, denuncie!

0
178

Governo cria Delegacia de Combate à Corrupção e divulga queda nos ...

O governador Ronaldo Caiado (DEM) sancionou ontem, terça-feira (14) a criação da Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (Deccor). Segundo a Secretaria de Segurança Pública, nos últimos 18 meses foram feitas 80 operações para evitar o desvio de dinheiro e foram recuperados ou bloqueados mais de R$ 1 bilhão. Durante o evento, foram apresentados dados que mostram a redução de todos os crimes no primeiro semestre deste ano em Goiás.

Em 2019, o governo criou o Grupo Especial de Combate à Corrupção. Em junho deste ano, a Assembleia Legislativa aprovou um projeto do governo transformado o grupo em uma delegacia. A unidade fica no Setor Aeroviário, em Goiânia, e é comandada pelo delegado Rômulo Figueredo de Matos.

“Nós não mudamos o nome de uma delegacia, nós criamos um grupo especializado para combater a corrupção no estado de Goiás. A delegacia foi estruturada com materiais e servidores altamente qualificados que atingiram as expectativa geradas e atingiram agentes públicos e econômicos que dilapidam o patrimônio público do povo goiano”, disse o delegado-geral da Polícia Civil, Odair José.

O governador disse que a delegacia vai dar continuidade ao trabalho feito nos últimos meses que possibilitou a economia de R$ 1,2 bilhão aos cofres públicos até 2022. “Delegacia não é só emblemática, ela é eficiente. Ela integra os poderes e a área de inteligência dos demais órgãos. Ela tem a capacidade de dividir, compartilhar informações e avançar nas investigações”, afirmou Caiado.

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público, Aylton Vechi, disse que a união de esforços é benéfica à toda população. “Só há resultado para a sociedade se as instituições e poderes agirem conjuntamente. Sabemos o tanto que vigora, infelizmente, o patrimonialismo, onde as pessoas confundem o que é do povo com o que é seu. E fazem isso propositalmente para se beneficiar”, pontuou.

Indicadores de criminalidade

O secretário de Segurança Púbica, Rodney Miranda, destacou as diversas operações de combate à corrupção e criminalidade feitas pela Polícia Civil, como a Metástase, que investigou fraudes no Ipasgo, e Lex Dominus, que prendeu 41 suspeitos de integrar facções criminosas.

“Essa determinação de combate à corrupção é investimento. Estamos investindo na nossa sociedade. Esses recursos [que foram recuperados] são os que estão possibilitando, mesmo nessa crise de Covid-19, dar retaguarda à nossa população”, disse o secretário.

Ele também apresentou os indicadores de criminalidade do primeiro semestre deste ano. O secretário afirmou que 49% de todos os crimes no estado foram solucionados. Houve uma redução de 16,52% no número de homicídios e 37,14% nos latrocínios se comparados ao mesmo período do ano passado.

Durante a apresentação demonstrou-se que apenas os percentuais de redução de cada crime. Com relação aos números absolutos, a assessoria de imprensa da SSP informou que eles ainda serão disponibilizados no site, sem informar a data em que isso deve ser feito.

Também foi apresentado a apreensão de 24 toneladas de drogas em todo o estado e redução em todos os tipos de furto. “Essa redução nos furtos é um índice inédito no nosso estado”, completou o secretário.

Fonte: G1GO

Parceiro:

Supermercado Jk, o seu lugar preferido para suas compras!

Endereço: Avenida Jk, número 3331-2182

Fica aberto todos os dia da 07h00 às 20h00 e no domingo até 12h00 @supermercadojk

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here