João do Léo diz que vai multar turistas sem máscaras e intensificar fiscalização

0
865

O prefeito de Pirenópolis, João Batista Cabral, disse ontem (18) que irá tomar algumas medidas para conter o grande número de turistas que vem para a cidade passar somente o dia, com fiscalização mais intensa, eficaz e multa.

No primeiro fim de semana de reabertura, após cinco meses fechada, Pirenópolis recebeu uma grande movimentação de pessoas, que se aglomeravam na Beira Rio e imediações, muitas delas sem máscara e não respeitando o distanciamento. De acordo com João do Léo, quando a cidade reabriu, no último dia 14, as barreiras sanitárias na entrada da cidade foi retirada o que permitiu a entrada de todo mundo, excursões, turistas sem hospedagem, enfim, tudo que foi estabelecido anteriormente com a relação à cautela de entrada de pessoas ser somente com hospedagem preestabelecidas, com o vouchers antecipado, não aconteceu porque optamos por estar mais presentes na fiscalização e as coisas saíram do controle pelo grande número de pessoas que veio para Pirenópolis, circulando sem máscara e se aglomerando”.

Todo o trabalho que foi feito anteriormente como medida de contenção ao avanço do novo coronavírus, com rigor nas entradas, toque de recolher, lockdown, multas e protocolos foram por água a baixo quando reabriram os atrativos e hotelaria e ainda por cima retiraram as barreiras sanitárias justamente no dia da reabertura, na última sexta-feira (14). O município possui 153 casos confirmados de covid-19, cinco pessoas internadas e quatro óbitos. O prefeito justifica que, muitas medidas drásticas foram tomadas para que evitasse que o vírus chegasse a cidade, já que se trata de um destino turístico, “porém a economia estava “estrangulada”. Devido a essa situação, tomamos essas medidas. Todos os estabelecimentos deverão assinar o termo de responsabilidade, seguindo as normativas da Organização Mundial de Saúde. Observamos que nem todos cumpriram com o protocolo”.

Além de reservas em pousadas, será exigido também, reserva de vaga em restaurantes para evitar aglomerações na Rua do Lazer, “além disso, a Polícia Militar vai abordar turistas que estejam desobedecendo as regras. Esse final de semana passado, deu para perceber que estão achando que Pirenópolis está aberta pra tudo e as pessoas podiam ficar circulando na cidade como se tivesse descoberto a vacina”, criticou João do Léo, acrescentando que “todos tem que respeitar as regras impostas pelo Pode Público será multado. Se a sociedade não acatar e obedecer, vai ter muitas vidas ceifadas, não pela ação do poder público, mas sim, pelo descuido dos turistas e de muitos que aqui vivem e acham que Pirenópolis é casa de ninguém”, desabafou.

Quem desrespeitar as medidas de segurança, não usando máscaras e não cumprindo o distanciamento social, responderá administrativamente e criminalmente, com multa no valor de R$ 100. “Aquele que vier para Pirenópolis terão que seguir a regrinha de distanciamento, vai ter que seguir as regra estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde”, finalizou João do Léo.
Outra fator citado, foi o possível fechamento provisório da Beira Rio, lugar de maiores problemas e absurdos.

Parceiro:

Juary Eletrocar

A melhor oficina mecânica de Pirenópolis.
Seu carro em boas mãos!

R. Marinheiro – Jardim Kubitschek
Abre às 08:00 Telefone: (62) 3331-1616

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here