Vacinação de crianças menores de 12 anos ainda depende de aprovação da Anvisa

0
173

Alguns países já estão vacinando crianças menores de 12 anos. No Brasil, ainda não há nenhum imunizante aprovado pela Anvisa para essa faixa etária.

A Pfizer planeja pedir nos próximos dias a autorização nos Estados Unidos para que sua vacina contra Covid-19 seja usada em crianças menores de 12 anos.

“É uma questão de dias, não de semanas”, disse o presidente e CEO da Pfizer, Albert Bourla, à emissora ABC News no domingo, sobre quando a empresa enviará dados sobre crianças de 5 a 11 anos a FDA (Food and Drug Administration, agência de fármacos e alimentos dos EUA).

Atualmente, as vacinas contra Covid-19 são aprovadas apenas para crianças a partir de 12 anos, o que desperta preocupação entre os especialistas em saúde à medida que aumentam os casos em crianças, que começam os anos escolares e que a variante Delta, mais transmissível, se espalha.

Quase 26% de todos os casos de Covid-19 nos EUA são relatados em crianças, de acordo com dados recentes publicados pela Academia Americana de Pediatria. E uma média de 266 crianças foram hospitalizadas com Covid-19 todos os dias da semana passada, de acordo com dados de domingo (26) do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.

Uma vez que os dados da Pfizer/BioNTech estiverem disponíveis, eles terão que passar por dois comitês, um para a FDA e outro para o CDC, disse o analista, Dr. Johnathan Reiner, no domingo.

Se os dados forem enviados nesta semana, provavelmente estarão no comitê no final de outubro, acrescentou. E há muitos dados para eles examinarem, disse ele.

“Esta é uma vacina para crianças, portanto, obter a dose certa – em termos de eficácia e efeitos colaterais – é crucial”, disse Reiner.

Mas mesmo quando uma vacina estiver disponível, uma tarefa difícil será a de vacinar as crianças. Menos da metade dos adolescentes dos EUA estão totalmente vacinados contra a Covid-19, de acordo com uma análise de dados do CDC.

Em resposta, as autoridades precisam fazer um trabalho melhor de educar o público sobre a importância da vacinação para a saúde de seus filhos e famílias como um todo, disse Reiner.

“Se você quer seus filhos na escola, a melhor maneira de mantê-los lá é impedindo que eles peguem Covid-19”, disse ele.

Até que as vacinas sejam aprovadas para crianças mais novas, o CDC recomendou o uso de máscaras para alunos, professores e visitantes em escolas do jardim de infância até o 12º ano, junto com melhor ventilação, distanciamento físico e testes em uma base de triagem.

“Nós sabemos como mantê-los seguros”, disse a diretora do CDC, Rochelle Walensky, à CBS no domingo. “Quando não usamos a mitigação adequada, é mais provável que ocorram surtos.”

Vida normal em um ano

Bourla também ecoou a recente afirmação do CEO da farmacêutica Moderna de que é possível esperar um retorno à vida normal em aproximadamente um ano.

“Concordo que, dentro de um ano, seremos capazes de voltar à vida normal”, disse Bourla na entrevista à ABC News.

Ele afirmou, no entanto, que isso não significa que as variantes da Covid-19 deixarão de existir ou que não serão necessárias novas doses de vacinas.

“Acho que o cenário mais provável é a revacinação anual, mas não sabemos ao certo. Precisamos esperar para ver os dados”, finalizou. *Com informações de CNN.

Parceiro:

Pode ser uma imagem de texto que diz "Centro de Análises Clínicas Pasteur Centro de Análises Clínicas Pasteur"

Laboratório Pasteur
Endereço: R. Anduzeiro, 10 – s 2 – Vila Anduzeiro, Pirenópolis
Telefone: (62) 3331-1655

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here