Pensando em construir ou reformar? A melhor época para colocar essa ideia em prática é agora e a Madeireira Lobo te dá algumas dicas:

0
97

Em obras de construção, existem épocas do ano que podem favorecer ou comprometer não só o prazo de entrega, mas também o custo!

O planejamento de uma construção ou reforma exige cuidado. Não se deve preocupar apenas com a produtividade e alocação de recursos. É de suma importância planejar a execução da obra pensando também nas condições climáticas e atmosféricas do local.

Dentre os fatores naturais que atrapalham o desenvolvimento da obra, a chuva é a maior delas. A fase inicial da construção é a principal afetada. Ela envolve terraplenagem, fundação, concretagem de elementos estruturais e alvenaria, etapas que são realizadas em espaço aberto. Exatamente por isso estão sujeitas aos efeitos das variações climáticas interferem no cronograma e geram perda de serviço já realizado.
O planejamento também leva em conta a estocagem dos materiais utilizados na obra. Itens como cimento, areia e blocos cerâmicos são sensíveis à umidade, por isso a preocupação com eles deve ser redobrada. Todos esses aspectos devem ser analisados para definir o momento certo e as condições ideais para o início da obra.

Qual a melhor época do ano para começar a construção?

Para dizer qual a melhor época do ano para começar a construção de uma casa é preciso levar em conta quais são os fatores que podem atrapalhar o processo, uma vez que eles estão ligados a fatores naturais, como a chuva. No início da obra o trabalho concentra-se principalmente na fundação e alvenaria e estas etapas requer o tempo bom, ou seja, se for período de muita chuva é complicado e em muitos casos pode haver atrasos e às vezes até perder o serviço foi feito dependendo do caso.

Abril em diante

O melhor período então para iniciar a construção é certamente a partir do mês de abril onde as chuvas tende a diminuir e as condições de trabalho passam a ser mais favoráveis, pelo menos no aspecto da chuva. Contudo é preciso levar em conta também a questão da velocidade da construção, pois mesmo que você inicie no mês de setembro que é bastante seco, mas siga em ritmo muito lento, quando chegar a época da chuva você terá os mesmos problemas.

Planejamento

O planejamento da época de início da construção deve levar em conta não apenas o início, mas também as etapas seguintes, tendo como preocupação não apenas a chuva, mas também sua disponibilidade para acompanhar a obra, encontrar mão de obra disponível e outros fatores importantes.

O planejamento deve levar em conta também a forma de guardar os materiais de construção, como cimento, argamassa e outros materiais sensíveis a umidade, tudo isso deve ser parte da preocupação de definir o momento certo e as condições ideais para o início da obra.

Algumas observações importantes

Vale observar que a dica acima leva em consideração a região sudeste do Brasil com o seu regime de chuvas anuais. Como sabemos outras partes do Brasil tem regimes de chuvas diferentes, inclusive os meses mais chuvosos do ano não são necessariamente os mesmos que ocorre no sul e sudeste do país. Portanto é preciso levar isto em consideração.

As condições climáticas impactam muito na construção civil, e creio que depois da agricultura, seja o segmento que mais é afetado por condições climáticas extremas. Então ficar atento a esses detalhes é importante para se obter um bom resultado no início e no desenvolvimento da obra, evitando paradas desnecessárias, perdas financeiras e atraso na conclusão da obra.

Apesar de termos um ciclo anual de chuvas, isto não significa que ele será igual em todos os anos, mas é comum haver disparidades quanto aos períodos mais chuvosos, bem como quanto a intensidade das chuvas sejam elas no volume, bem como na quantidade de dias consecutivos em que elas ocorrem.

Madeireira lobo

Há 15 anos no mercado, mas há seis sob o comando dos três irmãos Valtemar Inácio, Pedro Igor e Elias Santiago Lobo de Melo, filhos do empresário Valtemar Lobo, a Madeireira Lobo é o endereço certo para sua construção.

Na Madeireira Lobo você encontra de tudo, como portas de diversos modelos, portais, telhas e tijolos de diversas cores e formatos, madeiras variadas como eucalipto tratado, angelim vermelho, cumaru, amarelão, ferragens, tábuas para cerca e curral, forro cedrinho e paulista, assoalhos de ipê e fechaduras em geral. Para melhorar ainda mais e aliviar no seu orçamento, a Madeireira Lobo tem o menor preço e não cobra taxa de entrega.

Fonte: Casadicas

Parceiro:

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here