Após testagem em massa, Pirenópolis registra 24 casos confirmados de coronavírus. Decretará toque de recolher e intensificará a fiscalização

2
2789

 

Nenhuma descrição disponível.

Foto da capa: Brígida Fátima G. de Melo

Com o aumento significativo de casos na última semana, chegando a 24 confirmados até o momento, a Prefeitura de Pirenópolis juntamente com membros que compõe o Comitê de Gestão em Crise, realizaram uma live ontem, anunciando o boletim epidemiológico atualizado do município, algumas medidas que serão tomadas e outras intensificadas para combater a disseminação da Covid-19.

Esclareceram que o aumento dos casos, foi devido a testagem em massa que está acontecendo no município. Conforme a secretária de Saúde, Andreia Ramos Damasceno, na próxima sexta (03) termina a primeira fase. “Esse trabalho consiste em três etapas. Esses são os número somente da primeira fase. Quando finalizar as três, iremos publicar um mapa detalhado, apontando qual região da cidade, explicando qual bairro, qual povoado tem mais casos”, adiantou a secretária e revelando que foram adquiridos inicialmente 500 testes rápidos, depois mais 1300 e outros 300 doados pelo Estado. “Temos 05 respiradores com capacidade de mais três e pedimos para que as pessoa que estiverem com sintomas gripais durante sete ou dez dias, que procure uma unidade de saúde”, esclareceu..

Durante a live, explicaram que após várias reuniões realizadas no decorrer desta semana entre membros da prefeitura e pessoas comuns da sociedade local. Formaram o Comitê de Gestão de Crise, composto por 12 pessoas, entre médicos, advogados, empresários, comunicadores, entre outros. Esse comitê se dividiu em grupos de trabalhos para atuarem em áreas específicas. Foi criado por exemplo, o grupos de trabalho de controle de acesso à cidade, da área de comunicação e de treinamentos e protocolos. Todos integrantes deste grupo, se voluntariaram e agora fazem parte da tomada de decisões que afetam todos os moradores.

Atualização dos números de contaminados anunciados na live de ontem são: 24 contaminados sendo 7 curados = 17 ativos. Tem também 52 pessoas com suspeita e estão sendo tratadas em casa. Disseram que irão atualizar os novos números hoje (02).

O procurador da prefeitura, Décio Coutinho, afirmou que um novo decreto será publicado hoje (02) e adiantou que o comércio vai funcionar somente de segunda a sexta-feira.”Haverá toque de recolher entre às 22h00 às 05h00. Quem for pego fazendo aglomeração, a multa será de R$ 1000 por pessoa. Os estabelecimentos serão multados, caso haja descumprimento do decreto e os proprietários serão punido também”, adiantou Décio.

Segundo ele irão intensificar a fiscalização, entrada de segunda residência e parente de segundo grau.”Todos que quiserem entre em Pirenópolis terão de comprovar e apresentar testes negativos para Covid-19. Os comerciantes que descumprirem serão multados em 10 salários mínimos e o alvará de funcionamento será caçado imediatamente. O mesmo serve para pousadas. Iremos intensificar as fiscalizações. Outra coisa, há uma exigência para que os sites de hospedagem suspendam suas transações. Terão prazo de 5 dias para comunicar a suspensão de funcionamento. Após esse prazo para se adequarem, serão multados e alvarás caçados. Em todos os povoados estão proibidas todas as festas religiosas e principalmente os acampamentos”, revelou Décio, dizendo que assim que o decreto tiver finalizado, voltarão em nova live.

O prefeito João Batista Cabral, visivelmente abalado,  disse que o enfrentamento é de todos, não é só do comitê. “Temos que nos perguntar: qual Pirenópolis que queremos?Porque saímos? Existe uma extrema necessidade? Poque estamos fazendo aglomerações no mirante regada de bebidas? Ou festas e noitadas? Desde o início da pandemia, mostramos a todo momento nossa estrutura hospitalar, a dificuldade que íamos ter para atender a demanda de contaminados. Se não tivesse o afrouxamento das medidas, poderíamos ter evitado esse crescimento. Hoje nossos vizinhos estão testando positivo, o pirenopolino está testando positivo. Não foi falta de avisar. Percebemos o grande número desnecessário de gente nos supermercado. As idas sem necessidade em Anápolis. Em momento algum a administração colocou poeira debaixo do tapete. O Governador fechou e em Pirenópolis o que faremos? Temos mais de 5 mil pessoas de alto risco na cidade. Quantos são os jovens que tem pais e avós e vão para baladas e voltam sem o mínimo de cuidado. E agora fecha tudo?”, indagou o prefeito.

João do Léo afirmou que qualquer um que ameaçar ou ofender os trabalhadores da saúde serão penalizados ao rigor da Lei. “São heróis da saúde, precisam de respeito. Estão colocando a vida em risco, cada um dá o que tem. Mesmo sendo ameaçados e ofendidos eles não vão parar. Esses ameaçadores são verdadeiros covardes. Esse não é o momento de divisão e sim, de união do povo pirenopolino. Pirenópolis sairá dessa melhor, não estou pensando em lockdown mas se preciso for, de um dia para o outro eu determino fechar, não só 14 dias, mas todos os dias”, frisou, repetindo que todos os ameaçadores serão chamados perante a justiça. “Espero contar com o apoio da PM, PC, Corpo de Bombeiros e toda comunidade pirenopolina. Uso da máscara e obrigatório e o toque de recolhimento irá acontecer. Conto com o apoio de todos para dias melhores”, finalizou o prefeito.

Hoje (02), segundo disseram na live, haverá a publicação de um decreto com todas as diretrizes a serem tomadas. Aguardemos!

Parceiro:

 

Meio Ambiente Inteligente

Telefone: 99635-4722

Novo endereço: Rua Benjamin Constant, 16 – sobre loja da Lotérica – Centro

Acesse as redes sociais da empresa:

www.meioambienteinteligente.com.br

https://www.facebook.com/meioambienteinteligente/

https://www.instagram.com/explore/locations/1455839 

2 COMENTÁRIOS

  1. É. Bem que o prefeito está avisando dês do começo para todos tomarem cuidado, mais o povo nem se quer deu ideia para as palavras dele. Agora estamos aí tendo que passar por tudo isso outra vez. Tendo o risco de enfrentar um Lockdown, vamos ter consciência meu povo vamos focar em casa. Eu na verdade não vejo nesecidadi de lojas de roupas, Eletros domésticos, papelaria e sapatos abertas. Isso incentiva as pessoas a sairem de casa atoa. Mais uma vez eu digo vamos ficar em casa por favor

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here