Durante esta semana foi aprovado na Câmara Municipal de Vereadores de Pirenópolis, o Projeto de Lei n.º 50, de autoria da vereadora Ynaê Siqueira Curado, que define 07 de outubro de 1727, como a data de fundação do município de Pirenópolis. O projeto foi aprovado em segunda votação, na sessão da Câmara da última quarta-feira (24).
Para fundamentar suas argumentações contidas no projeto, Ynaê juntou várias citações de livros históricos e comprovações através de estudos apresentadas por vários profissionais da área, destacando os nomes de: Nilson Jaime – Superintendente de Cultura do Estado de Goiás(Secult), João Guilherme Curado- Historiador, Adriano Curado – Estudioso da história de Pirenópolis e Advogado, Tereza Caroline Lobo – Socióloga, Juliana Luscher de Almeida Cesar – Chefe Escritório Técnico de Pirenópolis IPHAN. Eles demonstram que Pirenópolis foi fundada no ano de 1727 e não em 1731, como alguns documentos questionavam.
Ynaê justifica que até então, a data de fundação não era oficializada. “Isso vem causando no decorrer dos anos algumas controvérsias, sobre a real data. Em seu livro, o escritor Jarbas Jayme informa que era de costume de se dar qualquer descoberta o nome do santo que o calendário registrasse no dia que se realizasse o descobrimento, o que oficializa como o dia 07 (sete) de outubro, o dia do descobrimento sendo o dia consagrado a Nossa Senhora do Rosário, padroeira de Pirenópolis”, disse a vereadora, acrescentando que “é notório que nossa população considera e comemore o aniversário de Pirenópolis no dia 07/10/1727, porém não demos até hoje ao nosso povo, a oficialização desta data tão significativa. Neste ano, por coração, comemoramos 294 anos de Pirenópolis! O importante de ter registrado essa data, é a segurança jurídica que estamos trazendo para Pirenópolis, para podermos preservar nossa história e continuarmos sendo o ´Berço da Cultura Goiana´”, pontuou a vereadora. Para ela, a participação desses estudiosos no projeto foi fundamental para que ser aprovado por nove votos favoráveis e uma abstenção.
Parceiro: