Ícone do site Pirenópolis Online

Longa-metragem em homenagem a Cora Coralina estreia hoje nos cinemas

 

http://o2filmes.com/noticias/wp-content/uploads/2018/11/cora-coralina.jpg

 

Estreia hoje nos cinemas, o​​ filme​​ O Colar de Coralina, longa em homenagem à Cora Coralina e sua imaginação fértil quando criança. Dirigido por Ronaldo Gontijo, o filme possui pontos fortes e fracos, mas consegue ser uma homenagem à altura de Cora.

O elenco é composto​​ por Letícia Sabatella, no papel de dona Jacinta, mãe da poetisa. Sabatella passa bem a imagem da mãe rígida e independente que teve que se virar após a morte do marido.

O filme se passa na infância de Cora e tem um foco muito específico: a imaginação fértil de Aninha. A produção dá vida às “viagens” da menina que vivia com a cabeça nas nuvens, enchendo o cenário de cores e criaturas folclóricas. De todas estas cenas, o destaque fica com um breve trecho de animação.

Nele é narrado o proibido caso de amor de um casal chinês narrado no prato azul pombinho: relíquia mais preciosa da bisavó de Cora, trazido de Macau há várias gerações. Prato esse que tem, inclusive, tudo a ver com as narrativas que permeiam todo o longa.​​ 

​​ Algumas características marcantes da poetisa são retratadas: sobre como era magrela e desastrada, sobre como vivia caindo por aí e, é claro, sobre como preferia ler a fazer qualquer outra coisa.

Esteticamente, O Colar de Coralina é muito bonito e muito bem filmado. Tendo a Cidade de Goiás como pano de fundo, os casarões e as ladeiras logo ganham vida e cores próprias. Quando os frutos da imaginação exagerada da menina são somadas à equação, a cidade exala um ar folclórico.

Mas o que mais chama a atenção é a trilha sonora. Muito boa, ela mistura viola e ritmo popular com orquestra. Os arranjos são tão envolventes que eu facilmente poderia passar o dia ouvindo a trilha.

É uma boa pedida para quem quer saber um pouco do que temos de bom, 100% made in Goiás.

SINOPSE E DETALHES

Livre

A menina Aninha, futura poeta e doceira, é uma criança considerada feia, frágil, desajeitada e oprimida por praticamente todos que a cercam. Ela encontra no jogo da amarelinha um meio de superar os próprios limites e, na imaginação, uma fuga do meio opressivo em que vive. Sua infância, marcada pela rejeição, é relembrada na vida adulta por sua ligação afetiva e trágica com o prato azul-pombinho, último de uma coleção de noventa e duas peças, pertencente à sua bisavó Antônia.

Data de lançamento 22 de novembro de 2018 (1h 17min)

Criador: Reginaldo Gontijo

Elenco: Letícia Sabatella, Rebeca Vasconcellos, Maria Coeli mais

Gênero:​​ ​​ Drama

Nacionalidade:​​ ​​ Brasil

Distribuição: O2 Play

Assista o trailer no link abaixo:

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-253890/trailer-19560652/

 

Veja galeria de fotos:

 

 

 

 

 

​​ 

 

 

 

 

 

 

Em dois endereços:

Unidade Bonfim :

Av. Meia Lua – em frente ao Museu Rodas do Tempos

Unidade Carmo :

Rua do Carmo

 

 

 

 

Sair da versão mobile