Ícone do site Pirenópolis Online

Arena das Cavalhadas montada no Módulo Espotivo terá reforço na segurança e mudança na estrutura dos camarotes

As Cavalhadas de Pirenópolis serão realizadas neste fim de semana, de 19 a 21 de maio. A manifestação, uma das mais ricas e populares do calendário cultural goiano, terá como palco o Módulo Esportivo de Pirenópolis, contrariando toda população e turistas.

Depois de muitas promessas não cumpridas, o Governo de Goiás diz que irá reforçar a estrutura e possibilitar que a representação da batalha entre mouros e cristãos seja acompanhada por todos com conforto. Para isso, uma estrutura especial foi montada em Pirenópolis para receber a encenação.

Um camarote para pessoas com deficiências e necessidades especiais, conduzido por uma equipe de apoio, será o ponto alto das ações de acessibilidade do evento. Cadeirantes, crianças e pessoas com mobilidade reduzida, idosos e outras particularidades serão amparadas por este suporte inovador oferecido ao evento pela gestão estadual.

Outra novidade é a estrutura de banheiros contêineres para garantir melhor locomoção e usabilidade para todos que participarem do evento.

Para a segurança do público, câmeras de monitoramento estão sendo instaladas em toda a extensão dos camarotes e arquibancadas, para coibir roubos e demais crimes e auxiliar no trabalho da Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO), que este ano atuará com um reforço no efetivo para melhor atender a programação.

A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, ressalta que, este ano, a festa em Pirenópolis promete ser ainda mais especial. “Contaremos com uma estrutura reforçada e de fácil acesso para garantir que os moradores e público visitante possam prestigiar o evento. Acreditamos que a cultura deve ser acessível a todos, por isso, trabalhamos incansavelmente para garantir que as Cavalhadas de Pirenópolis sejam uma experiência inesquecível para todos os públicos”.

Programação

A encenação é parte da programação da Festa do Divino Espírito Santo, que na cidade é composta também por missas, o levantamento do mastro, a distribuição dos doces tradicionais alfenins e verônicas, a apresentação do grupo Pastorinhas, as Cavalhadinhas e, por fim, as Cavalhadas, acompanhada pela centenária e festiva Banda Phoenix.

Esta é a maior edição do Circuito das Cavalhadas que segue até outubro, com participação de 15 cidades e um investimento de R$ 4 milhões, levando ao público um dos mais belos espetáculos a céu aberto.

O festejo reúne religiosidade e cultura e já ocorre há pelo menos 200 anos em várias cidades do Estado. O espetáculo, que surpreende pela organização, beleza e grande participação da população, é prestigiado por milhares de pessoas do entorno dos municípios e de várias partes do país e até do exterior.

Raízes portuguesas em solo goiano

As Cavalhadas transcendem a simples encenação de uma batalha épica, representando a história, fé e tradição, que se entrelaça com a própria identidade cultural das cidades participantes.

Sua origem remonta a Portugal medieval, onde as “Cavalhadas” narravam a luta entre o Imperador Carlos Magno e os mouros. Introduzidas no Brasil pelos jesuítas no século XVIII, com o objetivo de catequizar indígenas e escravos, as Cavalhadas ganharam um novo significado em solo brasileiro.

Patrimônio cultural

As Cavalhadas de Pirenópolis foi a primeira a conseguir o título de Patrimônio Cultural do Brasil. A festividade se enraizou em 1826, pelas mãos do Padre Manuel Amâncio da Luz. Inicialmente conhecida como “O Batalhão de Carlos Magno”, a encenação se consolidou como um dos principais eventos da Festa do Divino Espírito Santo, atraindo fiéis e visitantes de toda a região. Fonte; Governo de Goiás

Parceiro;

Telefone: (62) 3331-3556.
Endereço: Av. São Paulo – Centro, em frente ao cemitério.
*Obs* A publicidade anexada à matéria, nada tem a ver com o conteúdo. Não se trata de matéria paga, é só uma forma de deixar em evidência os parceiros do site nas redes sociais. Venha ser parceiro do Pirenópolis Online. Seu anúncio vai longe!
Sair da versão mobile