Ícone do site Pirenópolis Online

Comitê autoriza a retomada das aulas presenciais nas redes pública e privada em Goiás

O Comitê de Operações Emergenciais de Enfrentamento ao Coronavírus (COE) de Goiás
deliberou, ontem, quarta-feira (28), que há condições epidemiológicas para o retorno das aulas presenciais em Goiás, nas redes pública e privada. A medida vale para a educação infantil e para os ensinos fundamental, médio e superior. No entanto, o retorno presencial não será obrigatório e ficará a critério de cada unidade escolar.

De acordo com a a Secretaria Estadual de Saúde (SES), ainda não foi definida uma data para o retorno presencial das atividades. O secretário de Saúde Ismael Alexandrino informou que deverá divulgar uma nota técnica, hoje (29).

Segundo a SES, a retomada tornou-se possível a partir da diminuição no número de mortes por Covid-19, além da queda na taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que precisava ficar abaixo de 75% por quatro semanas seguidas.

As escolas que decidirem reabrir devem oferecer duas modalidades de ensino: presencial e virtual, oferecendo a possibilidade de os alunos continuarem o estudo à distância. Além disso, apenas 30% das salas de aula poderão ser ocupadas, seguindo os protocolos de segurança estabelecidos pela SES.

Em nota, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informou que vai analisar a decisão do COE e que, inicialmente, há a possibilidade de chamar para as aulas presenciais somente os alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio que vão passar pela avaliação do Enem. Informou ainda que outra opção é liberar o retorno somente dos alunos que não tiveram acesso às aulas virtuais.

Segundo a Seduc, por ter cumprido o calendário normalmente com aulas virtuais durante a pandemia, o ano letivo no estado será encerrado em 19 de dezembro.

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) informou, por meio de nota, que o retorno “obedecerá rígidos protocolos operacionais e administrativos de segurança” e acontecerá de forma escalonada. Segundo a pasta, o atendimento presencial nas instituições de ensino infantil está autorizado a partir do dia 9 de novembro.

A SME afirmou que será analisada a evolução do quadro epidemiológico nas próximas semanas, “descartando qualquer retorno perante aumento dos casos”.

Fonte: G1GO

Parceiro:

Campeão Supermercado
Corre lá agora! É o campeão dos preços baixos! Toda semana tem promoções imperdíveis!

Horário de atendimento: das 07h00 às 20h00 de segunda a sábado, domingo até 12h00.

Endereço: Avenida Sizenando Jayme, número 30

Telefone: 3331 – 4335 

Sair da versão mobile