Moradores de Pirenópolis pedem socorro. “Não aguentamos mais tanto descaso da atual gestão. Já basta. Já passou um ano e nada foi feito!”
Carla Adriana
Foto: @conexaopiri
No último dia do ano de 2021, o jornal Pirenópolis Online traz uma enquete feita entre moradores locais que reflete a agonia, o descontentamento e a insatisfação com a atual gestão do prefeito Nivaldo Melo. Tanto nas ruas, quanto nas redes sociais o que se ouve é uma voz quase que unânime: a cidade está um caos. Não aguantamos mais!
Muitos por medo de perseguição, não quiseram falar, mas muitos deram a cara a tapa e estão exigindo seus direitos como cidadão.
Os moradores reclamam de ruas esburacadas, do descaso do Poder Público e cobram medidas urgentes. Desabafam sobre as péssimas condições das ruas e avenidas em todos os bairros. Relatam já terem recorrido à prefeitura algumas vezes, para reivindicar o serviço de pavimentação, mas ainda não tiveram resposta.
Eles pedem ações efetiva e um serviço de tapa buracos com urgência. Inúmeras ruas não têm esse serviço público, há mais cinco anos, desde a gestão passada, e com isto o que eram buracos, se transformaram em crateras de fora a fora, impossibilitando o tráfego de veículos e com chuva, a situação piora e se agrava cada vez mais.
Um dos moradores, que é também dono de oficina mecânica e prefere não se identificar, disse que está indignado com tanto descaso, apesar de ter seu negócio bastante lucrativo atualmente com a situação. “Nunca vi Pirenópolis com tantos problemas assim, até hoje, não vi nada melhorar em comparação a gestão passada, que já não era boa, esta consegue ser pior. Trabalho com oficina mecânica há vários anos e vou confessar, estamos trabalhando dobrado, digo isso, com um misto de tristeza e alegria. São muitos carros enguiçados chegando a todo momento, hora com pneus furado, hora necessitando de reparos”.
Henrique Jayme, morador e empresário, disse em um vídeo que viralizou recentemente nas redes sociais. “No discurso de posse de 2021, o prefeito Nivaldo Melo disse que a cidade estava empoeirada e que iria desempoeirar a cidade, só que até agora, depois de um ano de sua posse, percebemos que a cidade não está empoeirada, está encardida, cheia de mato, cheia de lixo, cheia de mosca e acima de tudo, a cidade está cheia de ratos que estão roendo nossa cultura, nosso patrimônio, nosso meio ambiente, nosso turismo, nosso futuro, nossa economia, o futuro dos nossos filhos, dos nossos netos e o nosso futuro também. Vamos começar a nos manifestar, não podemos ficar calados nas mãos deles”, salientou.
A opinião d economista e administrador, Aloysio de Brito, vai além. “Nivaldo Melo foi eleito com quase 70% dos votos, se não me engano, com um clamor popular, mas estamos vendo que este um ano, citando o jovem Henrique em seu vídeo, nesse um ano a cidade está encardida. Ele teve um ano para tapar os buracos e não tapou. O ex-prefeito João do Léo, disse que tinha uma fábrica de asfalto e a população na verdade, não sabe nada dessa fábrica, não dão nenhuma explicação para população. Gostaria de saber, o que existe dessa fábrica de asfalto? Fez ou não fez a fábrica de asfalto? Se fez porque não funciona? Se não fez, processa o João do Léo! Agora, não pode é deixar a cidade do jeito que está. Pirenópolis é uma cidade turística que não avançou o mínimo necessário, que é ter asfalto e limpeza. Acho que o Nivaldo Melo está devendo muito nesse um ano de mandato. Esperamos que em 2022, coloque as coisas em ordem e governe a cidade conforme você prometeu”, frisou.
Outro morador, Liando Ghendalle Gomes, disse que nunca viu Pirenópolis do jeito que está. “Depois de um ano de gestão do Nivaldo Melo, podemos afirmar veementemente: Pirenópolis está uma vergonha! Ruas intransitáveis, lixo, mato alto pra todo lado, isso sem contar, os gastos desenfreados do dinheiro público com coisas que não são prioridades, por exemplo as compras de veículos luxuosos, computadores de última geração, concessão de licenças a resorts de alto luxo, sendo construídos a rodo sem nenhuma fiscalização. Eu pergunto, porque? Temos outras prioridades, infraestrutura é o que precisamos. Um massa asfáltica melhor, porque na verdade, não temos nenhuma. Um ano já se passou e nada de bom aconteceu. Vamos lá Nivaldo Melo, vamos trabalhar pela sua cidade!” argumentou.
Já a pirenopolina Marilú Lopes, está indignada e se manifesta em suas redes sociais constantemente. Em recente postagem ela disse: “como ter coragem de criar um Departamento Municipal de Trânsito, se não dá condições dos carros transitarem devido os buracos? Só cabide de emprego. Nos poupe dessa vergonha sr. Prefeito!”, desabafou.
Outra moradora que usou o Facebook para se manifestar foi Lilian Cristina, “Meu Deus está impossível transitar nas ruas do Alto do Bonfim, só se voar!”, ironizou ela. “Esta gestão só trabalha em benefício próprio. Quer comprar quase 5 milhões de celulares e computadores”.
Daniela Almeida da Silva completou: “Sim, está vergonhosa essa administração, é muita gente passando pano e fingindo que tá tudo”, lamentou.
Willianjsl também deu seu pitaco: “a verdade não é uma cidade cheia de buracos e sim, buracos que dentro deles tem uma cidade totalmente abandonada pelo poder público! O Sr. Prefeito ficou 8 anos em duas gestões passadas e nada fez, não creio que irá fazer algo em benefício do TODO agora!”.
“O que esperar de um político profissional @nivaldomelopiri? Já teve dois mandatos seguidos e nada fez pra melhorar o município. Chega disso meu povo. A cidade está sendo governada por ratos, esta é colocação perfeita. Pirenópolis está sendo comida por ratos que adoram dinheiro e poder!”, disse Sandra.
Outro morador completou: mais VERGONHA para nossa cidade! Dinheiro NÃO FALTA. Tanto que o Sr @nivaldomelopiri quer comprar 2 Hilux e uma SUV por 1 Milhão, e mais 4 Milhões e 200 mil em notebooks, celulares iPhone 13 computadores. Mas para nosso bem estar, e qualidade de vida NADA! #FORANIVALDOivaldomelopiri poderia ter pelo menos vergonha na cara né… desgoverno de Pirenópolis”.
Um morador revoltado comparou. “Parece território de guerra”. Dizendo que Pirenópolis é o Iraque de Goiás. “Que vergonha @nivaldomelopiri. E agora o Sr está falando em turismo internacional em Piri? Que isso prefeito? Cuide do seu povo, de quem te elegeu, de quem confiou e acreditou em você. Isso só nos leva a pensar que o Sr não está nem aí para os pirenopolinos”.
Tem até página que promove a campanha ADOTE UM BURACO. “Nossa campanha está um verdadeiro sucesso, pois não aguentamos mais cair todos os dias nas crateras do Sr Prefeito @nivaldomelopiri e @paulo_daiam . Já que eles não fazem, o povo se junta e FAZ!”, retirada da página @piricrateras.