Ícone do site Pirenópolis Online

Pirenópolis ganha um um reforço a mais em prol de seu desenvolvimento sustentável. Foi criada a UniPiri!

Aconteceu no início desta semana, na noite da última segunda-feira (20), aconteceu o lançamento da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Pirenópolis (UniPiri). O Cine Pireneus foi o local escolhido para a cerimônia, que contou com a presença de vários empresários, representastes de instituições, do Poder Público e pessoas preocupadas com o desenvolvimento sustentável do município.

Estiveram presentes no evento, o presidente da Juceg Goiás, Euclides Barbosa e membros da diretoria da Faciest , o presidente da Federação das Associações Empreendedoras, Comerciais, Industriais, de Serviços, de Tecnologia, de Turismo e do Terceiro Setor do Estado de Goiás (Faciest) Rubens Fileti, Baltazar José dos Santos, diretor da Associação Comercial – CIA, Dep. Estadual, Hélio de Souza, representando a Assembleia Legislativa de Goiás, o secretário de Meio Ambiente de Pirenópolis César Triers, representando o prefeito Nivaldo Melo, a vereadora Ynaê Siqueira Curado, João Pedro de Oliveira Gomes, Irmâ Maria de Deus, presidente da Aldeia da Paz , além de outras várias pessoas.

De acordo com o presidente, Estêvão Costa Daltro, o princípio básico da UniPiri é promover o desenvolvimento sustentável de Pirenópolis, de forma que mantendo a sua identidade e seu charme de cidade histórica. “A estratégia do Codese – Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico, que é uma das instituições que está nos apoiando, é pensar a cidade à curto, médio e longo prazo. É ter um plano de continuidade construído organicamente com a participação da sociedade civil organizada. Além deste plano norteador, a UniPiri vem com a disposição de chegar junto para somar com poder público, que será o executor deste plano nos próximos anos ou décadas.”

Por exemplo, o que queremos é impedir que as boas ações em prol da cidade sejam interrompidas pelos futuros governantes. Primamos pela continuidade, pelo respeito com o dinheiro público e que o povo tenha realmente voz e vez”, ressaltou completando que a UniPiri traz já no nome proposta de estarmos unidos por Pirenópolis. “Acreditamos que poderemos fazer a diferença para Pirenópolis, investindo na força da união do Poder Público(Executivo e Legislativo), a iniciativa privada(as empresas), as associações(sociedade civil organizada) e a universidade(ciência), que se denomina Quadrihélice. Todos vamos trabalhar pelo bem comum da cidade” enfatizou.

O presidente da Faciest, Rubens Fileti, destacou que, “a inauguração da entidade faz parte de uma política da Faciest-GO de criar mecanismos de associativismo para fortalecer as demandas do setor produtivo no interior do Estado de Goiás. Trata-se de uma reivindicação de empresários do município e da região por um espaço em que possam discutir e articular propostas que contemplam o setor produtivo local”. No casso de Pirenópolis, ressalta que também ouviu do próprio prefeito Nivaldo Melo que a cidade necessitava de uma associação comercial forte e representativa.

Baltazar José dos Santos, diretor da Associação Comercial CIA, disse que esse momento é muito importante para Anápolis e Pirenópolis. “Anápolis tem uma relação muito próxima com Pirenópolis, pois Anápolis é filha de Pirenópolis e lá temos uma Associação Comercial com 84 anos, com mais 1.500 associados. Ela foi e é protagonista dos grandes avanços da cidade, como a vinda da estrada de ferro, a instalação da Base Aérea e do DAIA – Distrito Agroindustrial de Anápolis.  Nunca é tarde e, na hora de mobilizar, temos que nos unir, nos empenhar por dias melhores. Parabéns a todos!”.

A Irmâ Maria de Deus presidente da Aldeia da Paz, em sua fala, agradeceu a criação da UniPiri. “Com essa associação, Pirenópolis só tem a ganhar. Queremos ser aquela associação que irá atrair só coisas boas, daremos as mãos pelo desenvolvimento de Pirenópolis, como ela deve crescer. Vamos unir e fazer com Pirenópolis seja um dos melhores destinos turísticos do Brasil”, garantiu.

Já o secretário do Meio Ambiente, César Triers leu uma carta escrita pelo prefeito Nivaldo Melo, dizendo: “Passarei aqui o recado do prefeito. É chegado o momento de grande alegria para os empreendedores de Pirenópolis, enfim se forma uma associação de classe para levar todos de mãos dadas, seus anseios nos mais variados setores e ainda ter voz latente, uníssona e alta, para expor suas lutas e cobrar seus direitos de forma clara e ética. Com certeza empreender numa cidade pequena não é tarefa fácil, haja visto que reduzido o espaço comercial e a pouca margem de circulação de mercadorias. Então vocês que vieram de fora que por algum motivo, nós pirenopolinos só temos que agradecer. Essa administração atual, desde o seu início se comprometeu a caminhar lado a lado com o comércio local, não medimos esforços para manter aberto e ativo o setor nesses tempos de pandemia. Conclamamos a todos os empreendedores da cidade que caminhem de braços dados, pois precisamos procurar um crescimento ordenado e ao mesmo tempo, garantindo empregos e garantindo a dignidade do cidadão. É preciso buscar um crescimento ordenado e ao mesmo tempo garantir nossa base histórica, cultural a ambiental.

O jovem advogado João Pedro de  Oliveira Gomes disse que a Associação tem o intuito de fortalecer a iniciativa privada. De ter essa parceria entre o privado e o público, pois muito se perde quando um novo governo assume e interrompe toda política pública do governo anterior, o que atrasa e prejudica todo um processo. “Já que ao aplicar um politica pública em sua maioria, os frutos aparecem à médio e longo prazo, ou seja nem sempre 4 ou 8 anos São suficientes. Ter uma associação forte, pode ser um forma de garantir que essas politica continuem ou sejam melhoradas. A UniPiri, como já disse, independente das particularidades e interesses particulares de cada um, todos se uniram em um propósito maior que é o bem estar de nossa cidade, nosso município e nossos cidadãos, visitantes, sempre em harmonia com nosso meio ambiente e recursos naturais, a sustentabilidade”, frisou.

Para se associar, Estêvão explica que pode ser qualquer pessoa, seja ela pessoa jurídica ou mesmo pessoa física, que tenha um espírito empreendedor e queira fazer parte da solução. “Estamos começando já com cerca de 30 associados, mas o mais importante não é quantidade e sim é que sejam pessoas de qualidade e que estejam dispostas a trabalhar de forma harmoniosa, pois queremos trabalhar em paz e para isso é fundamental que construamos um campo neutro, sem apelos de ideologia e Política Partidária. Brincando com as palavras, não seremos “partidos” e sim unidos” ressalta.

 

 

Nos próximos meses as reunião serão presencial ou virtuais dependendo da necessidade e das demandas. “Faremos um planejamento agora no início de janeiro, das ações para 2022 e de um projeto que estamos propondo que é Piri 300 anos, com a realização eventos abertos, para levantarmos pontos importante e criarmos um norte. Ou seja, para onde vamos caminhar nos próximos anos. Nosso marco é 2027 quando Pirenópolis completará 300 anos. Qual o presente que daremos para ela de aniversários de seus 300 anos de idade?”, questiona.

“Quero ressaltar também que temos como prioridade a Água. Queremos juntar força para a preservação deste bem natural tão importante para cidade. Para que possamos olhar para carinho e ver o que podemos influenciar e trabalhar para que a água continue farta e as belezas naturais como as cachoeiras, a beleza de Pirenópolis continuem fartas e mantidas”.

Quis a vida que neste Dezembro de 2021, o Pirenópolis recebesse de presente de Natal, uma instituição disposta a unir as pessoas para o seu bem.

 

 

 

Veja galeria de fotos do dia da fundação da UniPiri:

Rubens Fileti – presidente da FACIEST e da ACIEG

SR. BALTAZAR – representando ACIA – Associação Comercial e Industrial de Anápolis

Representando a Assembleia legislativa de Goiás – Dep. Hélio de Souza

Representante do Governo Estadual Sr. Euclides Barbo Siqueira – Presidente da Juceg

O presidente da UniPiri Estêvão Costa Daltro e a Irmâ Maria de Deus(Aldeia da Paz)

Vereadora Ynaê Siqueira Curado

Irmã Maria de Deus

Um delicioso coquetel foi servido aos presentes

 

 

Sair da versão mobile