Ícone do site Pirenópolis Online

Pra quem é fã: Banda Ira! fará show especial no PiriBier 2025 que acontecerá entre os dias 19 e 21 de junho

O PiriBier é um festival que celebra a cultura e a gastronomia, claro, com muita cerveja! A edição de 2025 será especial, marcando os 10 anos do evento em Pirenópolis. Com atrações musicais de tirar o fôlego o PiriBier promete ser imperdível. O festival acontecerá durante o feriado de Corpus Christi, entre os dias 19 e 21 de junho de 2025.                                                           Nesta edição especial do PiriBier 2025, traz uma programação vibrante para os dias 19 a 21 de junho em Pirenópolis, Goiás. O festival une o melhor da música nacional com uma vasta seleção de cervejas artesanais. Entre os destaques musicais, os shows de Samuel Rosa, a Banda Ira! e Humberto Gessinger prometem emocionar o público. Além disso, o evento oferece experiências gastronômicas e culturais imperdíveis.                                O Ira! culminado com a comemoração de 10 anos do festival, estará em junho em Pirenópolis, com a turnê que celebra duas décadas do “Acústico MTV”. Conforme agenda publicada no site do grupo paulistano, o show ocorrerá no histórico município goiano na sexta-feira, dia 20, a partir das 19h00.

Além do Ira!, o PiriBier trará neste ano Humberto Gessinger, Marcelo Falcão, Samuel Rosa e Matanza Ritual. O evento, consolidado na vida cultural goiana há tempos, completa uma década unindo turismo, cultura e música. Eis a data: feriadão de Corpus Christi.

Nesta data pra lá de especial para a banda, o guitarrista do Ira, Edgard Scandurra e o vocalista Nasi, membros remanescentes da formação que gravou o projeto da MTV, revisitarão as 19 faixas do disco. Aliás, um dos mais exitosos de suas carreiras: 1 milhão de cópias vendidas entre CDs e DVDs. Bastante apreciada, essa obra.

Pudera: embalou muita gente, muitos beijos, fossas e até porres. Pés na bunda se curaram ao som de suas baladas. As rádios tocaram demais “O Girassol”, cujo eu-lírico tentava se erguer às próprias custas, mas sempre caia nos braços da pessoa amada. “Pobre diabo é o que sou”, cantávamos, feridos pelo amor findado — como na crônica de Paulo Mendes Campos.

Aquele telefonema em uma “Tarde Vazia”, trrrim-trrrim, trrrim-trrrim, trrrim-trrrim, fazia o dia valer. “Pela janela vejo fumaça, vejo pessoas/ Na rua os carros, no céu o sol e chuva/ O telefone tocou/ Na mente fantasia”, vocalizava Nasi, emotivo, na quinta faixa do “Acústico”.

Íamos aprendendo a viver, a termos alguém, a sentirmos saudades, íamos construindo nossas memórias pelas conversas, pelos flertes, beijos e abraços, íamos controlando o ciúme. Íamos entendendo o amor. O amor e o coração que se acelera diante da pessoa desejada.

No que pesem essas recordações pretéritas, o “Acústico MTV” do Ira! comove. A versão em DVD tem 19 canções. Arranjos lindos. No formato CD, três composições a menos. Ótimas também. Tanto um produto quanto o outro, porém, nos oferecem uma visão ampla acerca do grupo e sua jornada fonográfica. E conclui-se o seguinte: carreira notável no dito BRock.

Nasi conta ao “Podcast Unesp” como foi a travessia alvoroçada de sua banda pelos já longínquos anos 1990. Ele diz que o Ira! retomou aos holofotes entre o final daquela década e o início deste século. “Lançamos álbuns como ‘Isso é Amor’, ‘Entre Seus Rins’ e ‘MTV Ao Vivo’. Todos tiveram boas repercussões”, afirma o músico, sobre retorno triunfal.

Canções como “Bebendo Vinho”, releitura do roqueiro gaúcho Wander Wildner (ex-Replicantes), impulsionam o Ira! nas rádios. Alguns clipes chamaram atenção por sua qualidade, como o de “Entre Seus Rins”, e premiações, tipo a de melhor artista popular pela Associação Paulista dos Críticos de Arte, inseriram mais uma vez o grupo dentre os grandes.

Capa do disco ‘Acústico MTV’, lançado em 2004: carreira revisitada. Foto: Divulgação

Havia ainda a MTV. Na virada para o novo milênio, a emissora norte-americana se achava envolvida em dois formatos fonográficos bem-sucedidos em termos comerciais: o mencionado acústico e o “Ao Vivo”. Este era plugado, como o nome sugere. Aquele, por sua vez, ia para o lado unplugged, desconectado. Ou seja, duas linguagens distintas.

Quem gravasse um formato era meio que excluído do outro. Mas vem o Ira! e, sempre necessário, quebra essa regrinha, já que fizera o projeto eletrificado em 2000, e depois recebeu convite para se desplugar. Na entrevista ao podcast, Nasi avalia que isso foi possível pela “boa bagagem de canções no formato balada que se encaixavam no modelo”.

Como exemplo, o vocalista cita as “Tolices” e “Mudança de Comportamento”, que já tinham sido gravadas seguindo esses parâmetros. “Então, estávamos prontos. Iniciamos os contatos com o Rick (Bonadio, o produtor) e tudo começou a se desenrolar”, revela Nasi, acrescentando que acústicos certeiros resultam de trajetórias artísticas obstinadas.

Balanço da carreira

Segundo Nasi, o Ira! aparece dentre os discos unpluggeds que mais sucesso comercial fizeram, ao lado de Titãs, Capital Inicial e Cássia Eller. A banda se permitiu fazer um balanço de sua carreira. Devido à crise fonográfica, que repousara sobre a indústria fonográfica em 2004, havia também nova chance de apresentar certas faixas ao público.

Nota-se a acentuação emotiva na performance liderada por Nasi, Edgard Scandurra, Gaspa e André Jung. Da escolha do repertório à banda formada para a gravação — realizada nos dias 24 e 25 de março de 2004 —, cada detalhe aponta a algo admirável. Há que se destacar ainda o time de convidados: Samuel Rosa interpreta “Tarde Vazia”, enquanto Pitty solta o gogó em “Eu Quero Sempre Mais” e Herbert Vianna participa do hit “Envelheço na Cidade”.

Dessa vez, na turnê dos 20 anos, o Ira! excursionará com Evaristo Pádua (bateria), Johnny Boy (teclados e violão), Daniel Scandurra (baixolão), Jonas Moncaio (violoncelo) e Juba Carvalho (percussão). Pela habilidade dos instrumentistas, é certo que a sonoridade do show sobre o projeto captado há duas décadas será comovente. A começar pelos arranjos.

Nasi declara ao “Podcast Unesp” que o repertório poderá ter surpresas, mas os hits “Envelheço na Cidade”, “Dias de Luta”, “Flores em Você”, “Núcleo Base” e “Tarde Vazia” estão confirmados nos shows. Além, claro, da versão para “Train in Vain”, do The Clash, pensada para o acústico. “Acústico 20 Anos” estreia no dia 10 de maio em São Paulo.

ACÚSTICO MTV 20 ANOS

Sexta-feira, 20/6

A partir das 19h

Ingressos a R$ 150

Pelo Balada App

Serviço:

PiriBier 2025 – Edição Especial 10 anos

Data: 19 a 21 de junho de 2025

Local: Pirenópolis – GO

Horário: a partir das 19h

Ingressos: Balada APP

Programação:

19 de junho (quinta-feira): 

Samuel Rosa | Matanza Ritual

20 de junho (sexta-feira): 

Marcelo Falcão | Ira! | Rock Beats

21 de junho (sábado): 

Humberto Gessinger | Banda Venos                                                    Parceiro;

Grupo Villa Hotéis
Um grupo sólido que há mais de 25 anos atua no ramo de hotelaria, gerando emprego e renda.
Contatos: ​​ 62 3331-2424 / 62 3331-2662
*Obs* A publicidade anexada à matéria, nada tem a ver com o conteúdo. Não se trata de matéria paga, é só uma forma de deixar em evidência os parceiros do site nas redes sociais. Venha ser parceiro do Pirenópolis Online.
Sair da versão mobile