Ícone do site Pirenópolis Online

Cinco grandes focos de incêndios em vegetação ocorreram em Pirenópolis neste fim de semana

Este fim de semana foi bastante movimentado para os militares do 17º Batalhão do Corpo de Bombeiros, infelizmente. Foram cinco ocorrências de incêndio em vegetação nos arredores de Pirenópolis. Quatro delas de grande extensão.
No dia 27, sexta-feira foram duas, um terreno baldio em chamas quase atingiu casas próximas, colocando em risco alguns moradores da Vila Cintra. No mesmo dia, os bombeiros foram chamados na zona rural, para conter o incêndio próximo à Fazenda Chapada.
Nenhuma descrição disponível.
Fotos cedida por morador
No sábado (28), outra bastante perigosa e de grande extensão, quando as chamas atingiram parte do Aeroporto de Pirenópolis. Segundo relato dos bombeiros, o fogo começou por volta das 07h30, quando foram acionado para combater incêndio em área de cerrado, próximo à fazendas de eucaliptos e de criação de gado, localizada próxima ao aeroporto, na GO-338. Segundo o militar Daniel Ferreira Rodrigues, Segundo-tenente que está respondendo pelo subcomando do 17º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Pirenópolis, os militares envolvidos no combate contaram com a ajuda de chacareiros da região. “Com uso de sopradores, conseguiram extinguir uma linha de fogo de 3 km aproximadamente. O combate durou 10 horas e foi finalizado com êxito”, disse, explicando que o período longo de combate, foi pelo fato da região apresentar matas fechadas de difícil acesso e muita matéria combustível, o que dificultou o combate direto. “Por ser uma região de relevos, montanhosa e de difícil acesso, tivemos muitas dificuldades para combater o fogo. Em vegetação muito seca de capim nativo, o fogo se propaga rápido, fizemos uma linha de contenção de mais ou menos 3000 metros. Foi um incêndio  grande, mas conseguimos conter essa linha de fogo à tempo.
Fotos @bombeirospirenopolis

Na noite do mesmo dia, por volta das 20h30, outro chamado para 17° Batalhão, desta vez, foi para combater incêndio em área de cerrado, numa região de serra próximo a capela Santa Rita, na BR 070, também na zona rural de Pirenópolis. Esse também a guarnição contou com a ajuda de chacareiros para combaterem uma linha de fogo de aproximadamente 6 km e o combate durou cerca 5 horas, “em virtude da dificuldade de acesso ao foco do incêndio tendo em vista o relevo da região”, enfatizou o Segundo-tenente Daniel.

Os Bombeiros ressaltam que a partir de agora, até o período chuvoso ocorre um aumento significativo das ocorrências. “Este período é bastante crítico. Setembro é o pico de incidência de fogo em vegetação. Temos um efetivo de 34 militares, no serviço operacional.  Cinco militares ficam de serviço, atendemos vários tipos de ocorrências. Temos dois caminhões de combate à incêndio, mas vale ressaltar que o caminhão só anda na estrada, ele não entra no meio do mato, uma viatura específica para vegetação, duas viaturas de resgate, duas viaturas de semi-vegetação que transportamos equipamentos, como abafadores, sopradores, bombas costais, ferramentas, etc”, já havia dito Capitão Cristiano Severino de Carvalho, sub comandante, dias atrás.
Nesta época do ano, a vegetação seca, a baixa umidade do ar e a falta de chuva contribuem para o aumento dos incêndios. Mas o grande vilão continua sendo o homem.
As queimadas têm atingido áreas de conservação e registra recorde de ocorrências. Estamos em alerta, pois essa pode ser a temporada de incêndios mais rigorosa dos últimos anos.

Em caso de emergência ligue 1️⃣9️⃣3️⃣

O 17º BBM de Pirenópolis atua em:
🚒Pirenópolis
🚒Corumbá
🚒Cocalzinho
🚒Abadiânia
🚒Alexânia

 

Parceiro:

DINO BATERIAS E AUTO PEÇAS

A maior variedade de marcas e modelos de bateria.
Toda Linha em 6X sem juros
(62) 3331-1118 / (62) 99208-6791.
Endereço: Av. Benjamin Constant, número 40. Centro.
Sair da versão mobile