Ícone do site Pirenópolis Online

Coleta de lixo mecanizada: veja o que mudou na coleta de resíduos domiciliares em Pirenópolis

Desde a última terça-feira (27), a cidade de Pirenópolis dispõe de um novo sistema de coleta de lixo, tornando – a mais eficiente, ágil e segura. A Prefeitura de Pirenópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo lançou o sistema de coleta mecânica de resíduos domiciliares.

O que é coleta de lixo mecanizada?

Na coleta de lixo mecanizada (também chamada de mecânica), o descarte é feito em coletores de lixo localizados estrategicamente em diversos pontos da cidade. Isso faz com que a distância entre um container e outro não seja muito grande. Além do mais, evita que as pessoas joguem sacolas de lixo nas ruas ou as deixem penduradas nos portões, mantendo a cidade mais limpa e sem espalhar essas sacolas, pois todos o descarte fica contido dentro do contentor.

O caminhão de lixo preparado para a coleta de lixo mecanizada conta com encaixes para a colocação do contentor. Ele, então, levanta o mecanismo até que todos os resíduos sejam jogados no veículo. Portanto, os profissionais da coleta não precisam ter contato com as sacolas.

Serão 35 coletores espalhados pela cidade em pontos estratégicos. Eles são da cor cinza e podem receber: restos de alimentos, papel higiênico, guardanapos, absorventes íntimos, papel plastificado, latas de aerossol, fraldas, lenços, bitucas de cigarro, celofane e isopor.

Alerta importante

Tem coisas que não podem ser descartadas nesses contentores de jeito nenhum, são eles:

Esses tipos de resíduos danificam o coletor. Por isso, a prefeitura pede que todos colaborem, tanto nos descartes certos como também em levar seu lixo até os coletores. De acordo com o projeto, o recolhimento dos contêineres será feito diariamente, de domingo a domingo, entre 5h40 às 13h00. Eles estão espalhados por toda a cidade, em locais fixos. Veja os endereços onde se encontra todos os coletores:

Quais as vantagens desse serviço?

Não são poucos os benefícios proporcionados pela coleta de lixo mecanizada. Para que não tenha dúvidas, conheça alguns:

Além desta ação, o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Pirenópolis, César Triers, reuniu-se com os secretários da pasta das cidades de Cocalzinho, Abadiânia e Corumbá a fim de formarem um consórcio intermunicipal para a gestão de resíduos sólidos. As garrafas de vidro, por exemplo, são consideradas difíceis de serem separadas e revendidas, entretanto, podem gerar grande retorno para o catador e para a natureza. “Para o descarte de vidros, a prefeitura instalou um coletores especificamente para isso. Está instalado ao lado da ponte de madeira, próximo ao Museu do Divino. Para termos um resultado 100% eficiente contamos com o engajamento total da população pirenopolina”, pontuou.

 

Parceiro

Lok Mais 

Faça seu orçamento para 3331-1899 com muitas facilidades e 10 x no cartão.
Endereço: Av. Benjamin Constant, 57 – Lt. 08 A , Centro
Sair da versão mobile