Ícone do site Pirenópolis Online

Corpo de Bombeiros atualiza situação da forte chuva em Pirenópolis: “Já está tudo normal. O Rio das Almas está bem mais baixo, a gente fez a liberação da ponte e o pessoal já está conseguindo transitar com normalmente”

Pirenópolis recebeu 144 mm de chuva desde o início da madrugada desta quinta-feira (15) até a tarde, o Rio das Almas transbordou, mas por volta das 16h00, o Corpo de Bombeiros atualizou na tarde de hoje a situação da forte chuva no município e tratou de tranquilizar os cidadãos, pois não houve vítimas fatais.

“O Corpo de Bombeiros fez atendimentos preventivos e felizmente não tivemos nenhuma vítima relacionada a chuvas. Fizemos atendimento no povoado de Lagolândia, Capela e no município Corumbá, onde teve um grande aumento de água”, relatou o Tenente Lucas, responsável pela operação.

Bombeiros trabalharam em Pirenópolis. (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

 

 

 

 

 

 

 

O Rio das Almas também já está sob controle, pois as chuvas no município já cessaram.

“Há pelo menos duas horas a água cessou. O Rio das Almas já está bem mais baixo, a gente fez a liberação da ponte e o pessoal já está conseguindo transitar com segurança”, tranquilizou.

A força da tempestade causou uma cabeça d’água na cachoeira Meia-Lua e acabou por arrastar uma ponte de madeira que se encontrava no distrito de Capela do Rio do Peixe, no Entorno do Distrito Federal.

A ponte carregada pela chuva ficava bem ao lado da capela histórica em que as primeiras cenas do filme nacional “2 Filhos de Francisco” foram gravadas.

O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, afirmou que durante a madrugada, até por volta de 13h desta quinta-feira, Pirenópolis recebeu 144 mm de chuva.

Segundo o climatologista, tal fenômeno ocorreu devido a uma zona de convergência posicionada no Centro do país e deve seguir proporcionando intensas chuvas por no mínimo mais cinco dias.

“Ontem nós tivemos uma formação da zona de convergência do Atlântico Sul, que é um corredor de umidade que está posicionado no Centro do Brasil. Então, nós estamos tendo chuvas volumosas. Quando se forma essa zona de convergência, praticamente nós temos aí no mínimo cinco dias de chuvas intensas”, explicou.

A Prefeitura de Pirenópolis informou que não houveram vítimas e equipes no local constataram que o nível de água do Rio das Almas já começou a abaixar.

O órgão aponta que “está monitorando as áreas afetadas pela chuva. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estão dando apoio aos moradores de Lagolândia e Capela. A operação está levantando os danos nos povoados para tomar as medidas cabíveis”.

 

Sair da versão mobile