Hoje, 21 de setembro, o país celebra o Dia da Árvore, data que, por ironia do destino – ou não – acontece em período crítico para o meio ambiente brasileiro.
A informação mais atualizada sobre a área atingida pelo fogo é a de que 1.059 hectares de vegetação foram afetados por esse incêndio e pela queimada que aconteceu em agosto deste ano, o que representa 37% do perímetro total do Parque dos Pireneus. Ou seja: 63% permanecem preservados.
gRAÇAS à garra de voluntários da Brigada Gavião Fumaça, unindo forças à @aliancadaterra e ao @bombeirospirenopolis.cbmgo para apagar um fogo .
.
A seguir dados, do que foi o maior incêndio já enfrentado pela equipe, nos últimos dias:
– 03 dias de combate;
– 18 brigadistas, do fronte, Voluntários Gavião Fumaça;
– 06 Brigadistas, de apoio, Voluntários da Gavião Fumaça, para ajuda na mobilização dos combates;
– 19 integrantes do Corpo de Bombeiros de Pirenópolis;
– 11 Brigadistas da Aliança da Terra (Brigada do Parque);
– Estima-se que 60% do parque tenha sido queimado (dados ainda não confirmados)
.
🙏 Além do apoio da população, que ajudou divulgando e doando, tivemos também o apoio de empresas e organizações que fazem tudo acontecer nos bastidores. Nosso muito obrigada:
Fogo
O incêndio começou na manhã da última quarta (18). O combate foi realizado por bombeiros, brigadistas voluntários da Gavião Fumaça, servidores da Semad e brigadistas contratados pelo Estado. Na sexta-feira, ao longo do dia, chegou reforço enviado pelo curso especializado de prevenção e combate a incêndios florestais dos bombeiros, o que contribuiu para que o fogo fosse finalmente controlado.
Como disse a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis, em vídeo veiculado nas redes sociais da Semad na última quinta-feira, há indícios de ação criminosa na origem do incêndio e ela já solicitou à Polícia Civil e Polícia Militar apoio na identificação dos autores e na segurança do parque.
O PEP está fechado para visitação e não há previsão de reabertura.
Parque Estadual dos Pireneus (PEP) está fechado para visitação e não há previsão de reabertura (Fonte: Semad)