Ícone do site Pirenópolis Online

Matos espontâneos: relíquias em nossos quintais

Nossos jardins escondem relíquias inestimáveis…

Geralmente, não nos damos conta das plantas que crescem espontaneamente ao nosso redor. Estas, que muitos chamam de ervas daninhas, tiriricas ou pragas, escondem poderes medicinais e culinários que só um hortelão observador conhece.

Elas são caracterizadas por rápido crescimento, ótima adaptação climática, fácil dispersão e germinação e alta longevidade, mesmo em solos mal cuidados. Estas plantas são boas indicadoras da condição do solo, pois cada uma surge em uma condição específica.

Porém…

Apesar de todas estas características, elas são temperamentais. Muitas vezes queremos fazer um cultivo forçado, porém isto não acontece.

Existe uma variedade muito grande de matos que crescem espontaneamente e suas presenças variam de região para região e de solo para solo. As que mais encontramos aqui no viveiro Sabor de Fazenda são:

Outras plantas consideradas espontâneas que podemos encontrar:

Picão Branco

Picão Preto

Sete Sangria

As plantas espontâneas, além de serem usadas na culinária e medicina, são muito importantes para o controle ecológico da horta. A presença delas funciona como um atrativo para pragas e doenças e acaba deixando nossas plantas cultivadas livres deles. Olhem com a serralha está repleta de pulgões, com isto, as plantas do entorno ficam livres deles:

Serralha infestada por pulgões

É bom deixar estes matos crescerem livremente nas áreas abaixo das bancadas, assim eles protegem as mudas comerciais que ficam em cima das bancadas. Vejam a grande variedade de matos espontâneas e como eles estão robustos…um sinal de bom solo:

O grau de desenvolvimento da planta espontânea é também um bom indicador da qualidade do solo. Em solos ruins estas plantas apresentam-se pouco desenvolvidas e muito rapidamente apresentam floração, por isso plantas de pequeno porte, com folhas pequenas e com muitas florações são típicas de solos pobres e mal cuidados. Já em solos bons, estas plantas alcançam um porte maior e a floração aparece mais tardiamente. Vejam nas imagens abaixo o picão-preto de uma área de solo ruim (esquerda) e outro de solo bom (direta):

Picão Preto pouco desenvolvido

Picão branco bem desenvolvido

Por isto tudo, devemos reverenciar a presença destas relíquias em nossos jardins. De maneira controlada, elas sempre serão muito bem vindas na horta e na nossa cozinha. Lembrando que, se você não tem certeza de qual espécie se trata, não consuma e também nunca utilize matos espontâneos que cresceram nas ruas e calçadas.

Fonte: Viveiro Sabor de Fazenda

 

Parceiro:

 

Saída para as Pedreira, Região da Mata do Buraco
(62) 3331-3715
Sair da versão mobile