600 mudas de árvores nativas foram plantadas no local
Nascente agonizando com pisoteio do gado e desmatamento
Após uma matéria veiculada do site Pirenópolis Online no dia 08 de agosto deste ano, que obteve uma boa repercussão onde foi relatado e demonstrado através de fotos, a situação agonizante do Córrego Pratinha, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente iniciou medidas visando a recuperação da nascente com a proteção da área pública através do cercamento, num raio de quatro mil e quinhentos metros e o plantio de aproximadamente 600 mudas de árvores nativas do cerrado de diferentes espécies.
Secretário do Meio Ambiente, Valdeir Alves da Silva, na área que está sendo recuperada
De acordo com o secretário Valdeir Alves da Silva a recuperação das nascentes é uma das suas prioridades, ações concretas como o replantio nas nascentes, contribuem para a preservação do meio ambiente e melhora da qualidade de vida da população. ”O trabalho está sendo realizado prioritariamente em córregos, cursos de água e todos os mananciais. Temos feito continuamente o replantio da mata nativa das nascentes, colocando em prática uma medida fundamental para a revitalização dos córregos e rios, consequentemente, do nosso potencial hídrico”, afirmou o secretário, acrescentando que os técnicos vão acompanhar o desenvolvimento das plantas para que não haja intervenção ou degradação desta área de preservação.
Parte da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Paralelo ao trabalho de recuperação das nascentes, a Secretaria do Meio Ambiente iniciou também um projeto de arborização urbana no Residencial Luciano Peixoto. “O projeto será expandido por toda cidade, trazendo mais verde , sombra e proporcionando uma melhor qualidade de vida para todos nós”, completou Valdeir.
As mudas plantadas foram: Angico, Jatobá, Jacarandá, Cajuzinho, Copaíba, Acássia Rosa, Paineira Rosa(barriguda), Cagaita, Ipê Rosa, Ipê Roxo, Tamboril, entre outras. “Pedimos aos moradores dos bairros que estão recebendo as mudas, que nos ajude a cuidar das mesmas, pois em alguns anos a água fluirá límpida, abundante, cheio de verde e refrescado com as sombras das belas árvores”, frisou o secretário.
O Engenheiro Florestal, Igor Cobelo Ferreira, que analisou toda extensão do Córrego Pratinha, disse que a Prefeitura já fez a parte dela, mas cabe ao proprietário da área particular que circunda a nascente fazer sua, pois é uma área de pasto. “Primeiramente fazer o cercamento dos 30 metros, isolando o lugar pro gado não entrar e fazer o replantio de árvores até completar o espaço exigido, pois se trata de uma área de Preservação Permanente(APP). Vamos esperar essas ações do proprietário para recuperar a APP. O que a prefeitura pôde fazer, já fez, cumpriu seu papel e deu seu exemplo de responsabilidade social, mas o monitoramento terá que ser feito durante os próximos dois anos. São manutenções básicas do plantio, como substituir as mudas que morrerem, roçar sempre o local e fazer o coroamento(retirar ervas daninhas) em volta das mudas”, esclareceu o engenheiro.
Novo endereço: Rua Marinheiro, Qd. 09, Lt.06, Vila Zizito Pompeu
Fone: (62) 99635 4722
Visite o site:
http://www.meioambienteinteligente.com.br/
Timeline do Facebook:
https://www.facebook.com/meioambienteinteligente/
Instagran:
https://www.instagram.com/explore/locations/1455839594514336/meio-ambiente-inteligente/?hl=pt-br