“O período muito quente deve se estender pela primeira semana da primavera e algumas áreas pelo interior do Brasil podem até conviver com temperaturas muito altas até quase o fim de setembro”, aponta o site Climatempo.
A onda de calor começou no último dia 17. Com certeza, vai se prolongar por toda a primeira semana da primavera, que oficialmente tem início no sábado (23). No interior do Brasil, parte do Centro-Oeste, do Norte e do Nordeste, essas alturas temperaturas vão até o fim do mês.
Os locais com maior probabilidade de calor são os estados do Centro-Oeste e o Distrito Federal, o noroeste de Minas Gerais, Tocantins, sul e leste do Pará, o interior do Maranhão, do Piauí e da Bahia.
Este período é marcado por ser o mais seco do ano e, por esse motivo, é importante tomar alguns cuidados com o recurso hídrico. André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), faz o alerta quanto a importância de evitar gastos desnecessários.
A estiagem vem acompanhada de dias quentes, especialmente com uma onda de calor prevista para os próximos dias. Essa elevação da temperatura resulta em aumento de banhos que, para o profissional, pode resultar em um problema coletivo.
“Quando está muito quente as pessoas resolvem tomar mais banho e isso resolve um problema individual e não coletivo, você gera um outro problema. É interessante sim que as pessoas possam nesse momento reduzir o tempo de banho, não dá para ficar uma hora debaixo do chuveiro”, detalhou.
André explica que o tempo de banho indicado para essa época do ano é de cinco até, no máximo, 10 minutos. As reduções são importantes para fazer o uso consciente do recurso hídrico e não resultar em uma possível falta d’água, já que os reservatórios são naturalmente mais baixos nesta época.
Parceiro: