A paisagem do Centro Histórico de Pirenópolis, começa a voltar ao normal. Ontem(19), foram plantadas novas palmeiras imperiais, no lugar daquelas que foram derrubadas há um ano atrás com risco de cair.
As três palmeiras foram plantadas em frente as duas principais igrejas A primeira de 7 metros foi plantada em frente a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário e outras duas mudas de 5 mm cada, foram plantadas em frente a Igreja Nosso Senhor do Bonfim.
Cesar Triers, secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, disse que está cumprindo um compromisso com a cidade. “Estamos aqui cumprindo um compromisso com a História, recompondo o cenário, inclusive legalmente protegido e desta forma, estamos atendendo as exigências legais e aos insensantes pedidos generalizados de todos os moradores que estão acostumados com essa paisagem”, explicou.
Para receber as árvores, o solo foi tratado com produtos para evitar fungos e cupins. Depois de plantadas, as plameiras receberam um arame de sustentação que deve ficar por dois anos, até que as plantas fiquem fortalecidas. A empresa responsável pelo plantio, garantiu que irá fazer a manutenção mensal com controle de pragas, só que nos seis primeiros meses esse monitoramento será feito semanalmente, fazendo a vistoria e alainhando a planta na vertical.
Essas palmeiras fazem parte de um projeto de revitalização com novas árvores , no Centro Histório da cidade. Esse processo, começou em 2023, quando uma palmeira imperial de mais de 30 anos, tombou em frente a Igreja do Bonfim, por causa do vento forte, a palmeira tinha mais de 20 mm de altura, na época, por um milagre não atingiu ninguém e nehuma edificação, somente interditou por algumas horas o trânsito.
Depois disso, outras plameiras fora retiradas da cidade, após estudos e laudos de engenheiros ambientais que identificaram cerca de 30 árvores comprometidas, com risco de queda. Seu José(Zé Belo), comemorou a plantio das palmeiras e disse que agora a paisagem vai ficar completa. “Tem 50 anos que moro aqui do lado da Igreja do Bonfim e todo dia levantava e via as palmeiras, aquelas araras bonitas assentavam nelas e cantavam. Estavam fazendo falta. Agora com essas palmeiras novas, que daqui uns meses estarão grande e bonitas, as araras vão voltar a cantar e fazer a alegria pra nós de novo”, exaltou. Com informações de Tv Anhaguera.
Parceiro:
Parceiro: @forzanidiagnosticos
(62) 99353-3997
(62) 3331-1655
📌 R. Anduzeiro, 10 – Vila Anduzeiro – Pirenópolis-GO
*Obs* A publicidade anexada à matéria, nada tem a ver com o conteúdo. Não se trata de matéria paga, é só uma forma de deixar em evidência os parceiros do site nas redes sociais. Venha ser parceiro do Pirenópolis Online. Seu anúncio vai longe!