Ícone do site Pirenópolis Online

“Somos a primeira geração a sentir o impacto das mudanças climáticas e a última que pode fazer algo a respeito”. Dia 5 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente

Essa frase: “Somos a primeira geração a sentir o impacto das mudanças climáticas e a última geração que pode fazer algo a respeito” foi dita por Barack Obama e nos obriga a repensar sobre os problemas ambientais existentes no planeta. Foi com esse objetivo que o 5 de junho foi instituído como o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 1972, durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia, um evento da Assembleia Geral das Nações Unidas.

É um dia dedicado à conscientização e ação global em prol da proteção do meio ambiente. Cada ano, o evento é organizado em torno de um tema específico, com o objetivo de promover ações concretas e engajar governos, empresas e cidadãos na busca por um futuro mais sustentável.

Para comemorar a data e chamar a atenção das pessoas, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) irá realizar uma programação oficial da Semana do Meio Ambiente de 2023, que vai do dia 05 ao dia 07 de junho. Até o fechamento desta matéria a Secretaria Municipal de Meio Ambiente não havia anunciado nenhuma ação.

O tema dessa edição da Semad é “Crescendo com Sustentabilidade”. “Em diferentes painéis e debates, vamos mostrar que Goiás pode continuar se desenvolvendo em harmonia com a natureza”, afirma a secretária de Meio Ambiente, Andréa Vulcanis.

A abertura acontece às 08h00 nesta segunda, no auditório do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Estão previstos pelo menos dois painéis. No primeiro, a diretora de Sustentabilidade da Friboi/JBS, Liège Vergili Correia, discute a aplicação do conceito de sustentabilidade na cadeia produtiva da carne, uma das mais importantes de Goiás. No segundo, o assessor do Departamento de Crédito Rural do Banco Central, Silvio Arduini, fala sobre Bureau de Crédito Rural Sustentável.

O segundo dia terá eventos voltados para nova geração. A agenda começa com uma aula do professor Paulo Celso dos Reis Gomes, da Universidade de Brasília (UnB) sobre o papel de cada um na gestão de resíduos sólidos, com plateia presencial de alunos da rede pública no Palácio Pedro Ludovico e transmissão online para escolas do interior. Em seguida, o superintendente de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, Guilherme Resende Oliveira, apresenta aos estudantes o Sukatech, ação que propõe o uso de peças eletrônicas descartadas para recondicionar computadores.

Ainda na terça, no período da tarde, acontecem atividades simultâneas. Em sete parques estaduais, alunos da rede pública aprenderão a medir a qualidade da água (projeto Jovens Cientistas no Parque). Na Escola do Futuro José Luiz Bittencourt, em Goiânia, acontecem oficinas de robótica e manutenção de computadores com a equipe do Sukatech. E, em escolas de Aruanã e São Miguel do Araguaia, a Semad e a Secretaria de Estado da Educação contam histórias e entregam cartilhas sobre o boto-do-Araguaia.

No terceiro dia, o Governo homenageará servidores públicos que trabalham na preservação do meio ambiente em Goiás. A titular da Semad, secretária Andréa Vulcanis, entregará troféus a vencedores de sete categorias, em solenidade que acontece também no auditório do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

Parceiro:

Conheça os convênios, planos e faça parte do melhor plano de assistência familiar da região na Pax Pirenopolina.
Telefone: (62) 3331-3556.
Endereço: Av. São Paulo – Centro, em frente ao cemitério.
*Obs* A publicidade anexada à matéria, nada tem a ver com o conteúdo. Não se trata de matéria paga, é só uma forma de deixar em evidência os parceiros do site nas redes sociais. Venha ser parceiro do Pirenópolis Online. Seu anúncio vai longe!
Sair da versão mobile