SAÚDE
A atividade física possibilita eliminar a ingestão de remédios e uma melhora significativa na qualidade de vida e estética
O exercício físico é um dos mecanismos que controla a produção de hormônios, neurotransmissores, a produção e excreção de materiais celulares e, principalmente a destruição e renovação das células, sem dúvida alguma, é o mais potente desses estímulos. Ele informa as células de que é necessário se renovarem, manterem-se aptas, sadias, em pleno funcionamento. Pode-se afirmar veementemente que substituímos remédios por exercícios físicos.
Conforme o personal trainer e proprietário da Academia FM, Marcus Godinho, fazer exercício, consiste em qualidade de vida. Para ele, com uma atividade física regular, podemos percebe rapidamente uma melhora generalizada no nosso corpo. “Com essa melhora, aumentamos o fluxo sanguíneo para a pele, deixando-a mais brilhante e saudável. As principais características do envelhecimento são: alteração na textura e na cor da pele, o surgimento de rugas e a flacidez. Felizmente, a atividade física traz inúmeros os benefícios para o nosso corpo, como o aumento da força muscular, energia, maior flexibilidade no corpo, equilíbrio, coordenação motora, controle do peso, diminuição da ansiedade, redução da gordura corporal, prevenção de diversas doenças e consequentemente a longevidade”, explicou Marquinhos.
O envelhecimento é o conjunto de alterações que ocorrem no organismo ao longo da vida. Trata-se de um mecanismo que começa no nascimento. Mas só nos atemos a ele na maturidade, quando os primeiros fios de cabelo branco aparecem, a audição e a visão diminuem e ligeiros cansaços se tornam mais evidentes. Esses sinais e sintomas são os aparentes, mas significam que todas as nossas células estão diminuindo sua atividade. É o relógio biológico, nosso prazo de validade.
O organismo é controlado por um complexo processo de sinalização entre todas nossas células, que responde a estímulos internos e externos. Os músculos são um bom exemplo: se são exercitados, eles se fortalecem, ou seja, o exercício estimula as células a produzir, armazenar e ordenar material proteico fazendo com que a fibra muscular fique maior, mais grossa, mais apta e saudável. Por outro lado, o sedentarismo não estimula as células e elas perdem material, diminuem, afilam e se enfraquecem.
Isso ocorre em cada célula de cada tecido e de cada órgão, no cérebro, olhos, ouvidos, artérias, coração, pulmões, sistema imunológico, metabólico etc. Cada célula responderá especificamente em relação à sua função.
O exercício não é o salvador da pátria, mas é sem dúvida o mais simples, barato e acessível, além de importante facilitador e motivador para o controle do processo de envelhecimento.
Ana Iracildes Forzani, a Loloia como é carinhosamente chamada, a atividade física é uma prioridade na sua vida. “Sempre malhei, hora na academia, hora fazendo por conta própria, atualmente, estou correndo uma hora todos os dias, me sinto bem malhando, além de ajudar meu corpo na prevenção de dores, ainda contribui muito pro meu relaxamento e anti – estresse. Não consigo ficar sem fazer exercício, o dia que não faço, tenho até dificuldade pra dormir”, desabafou Loloia.
Para Leide Oliveira, de 81 anos, conhecido por todos como Seu Neguinho, o exercício melhorou demais seu dia a dia. “Sempre trabalhei muito da roça, mas chegou um dia que tive de parar os trabalhos, foi quando meu corpo começou a reclamar através das dores. Vieram os remédio. Resolvi me matricular na academia, vou todos os dias e me sinto muito melhor, sem dor, bem mais disposto e ágil”.
Benedito Cardoso revelou que há 04(quatro) anos pedala regularmente todas as semanas. “Tenho um grupo de ciclistas que sai para pedalar regularmente. Desde que começei, já perdi peso e melhorei bastante meu condicionamento e disposição. Tomei gosto pelo esporte e não quero para mais”.
A atividade física mudou radicalmente tudo na vida de Walmor Emmanoel , gerente de hospedagem da Pousada Vila do Comendador, há quatro meses quando se matriculou na academia e realizou sua primeira avaliação física estava pesado 122,8 kg e seu percentual de gordura media 35,18%, hoje indo à academia diariamente, malhando pesado e controlando a alimentação, caiu para 106,2 kg e seu percentual de gordura foi para 29,58% , transformou seu corpo impressionantemente. Para ele, essa mudança não foi fácil, mas trouxe uma satisfação imensa. “Hoje me sinto mais feliz, mais disposto e quero seguir assim, se possível para a vida inteira. Aconselho a todos a procurarem uma atividade física que melhor se adaptarem. É muito bom e compensador”, ressaltou Walmor. Veja as fotos dele, do antes e depois:
Aí, vem a pergunta: ainda está sentado?