Ícone do site Pirenópolis Online

Estudo aponta que ir à academia não aumenta risco de contaminação e a Academia FM obedece todos os protocolos sanitários, oferecendo total segurança aos alunos

Um estudo realizado recentemente por pesquisadores da Universidade de Oslo, na Noruega, apontou que fazer atividade física em academias não aumenta o risco de contaminação de coronavírus.

Desde o início da pandemia, em 22 de maio, o estudo utilizou 3.764 pessoas, com idade entre 18 e 64 anos, sem comorbidades relevantes à Covid-19, de cinco academias de Oslo. Dos participantes, 1.896 pessoas foram autorizadas a retomar a prática de atividade física na academia, enquanto 1.868 foram utilizadas como grupo de comparação e, por isso, mantiveram-se afastadas.

Do grupo autorizado a voltar às academias, 80% usou as instalações pelo menos uma vez no período estudado e 40% foi mais de seis vezes.

Para treinar na academia, os participantes tinham que lavar as mãos regularmente e manter o distanciamento social de um metro para exercícios no chão e dois metros para aulas de alta intensidade.

Os resultados mostraram que apenas um indivíduo, dos 3.764 monitorados, foi contaminado por Covid-19. Contudo, ele não fazia parte do grupo que frequentava a academia. Segundo os pesquisadores, o vírus foi contraído em seu ambiente de trabalho.

De acordo com as pesquisas, também não houve diferença no número de vezes em que os estudados foram para o hospital. Quando precisaram ir, não havia relação com a contaminação de coronavírus.

“Pessoalmente, acho que isso é generalizável, mas com uma ressalva. Pode haver lugares onde há maior incidência de Covid-19 ou onde as pessoas estão menos dispostas a seguir restrições”, completa.

Durante o período do estudo, houve 207 novos casos de coronavírus em Oslo. Os participantes do estudo e os funcionários da academia foram testados para verificar a contaminação em 8 de junho.

Ao que tudo indica, este é o primeiro e único estudo randomizado (em que são estudados dois grupos de pessoas que são escolhidas aleatoriamente) sobre o risco de infecção de coronavírus em academias.

O funcionamento dos estabelecimentos de todas as modalidades, estabelece protocolos observando as boas práticas e os procedimentos de higienização, bem como garante condutas adequadas de higiene pessoal e o controle de saúde dos colaboradores e clientes.

O funcionamento da Academia FM é realizado exclusivamente em horários estabelecidos no último decreto até às 20h00, com capacidade máxima de 10 alunos, garantindo o controle do número de frequentadores simultâneos e o uso de máscara facial é obrigatório tanto para frequentadores quanto colaboradores. Marcus Godinho, um dos proprietários da Academia FM e Coach em Educação Física, garante que a academia obedece todos os protocolos de higienização. “Estamos tomando cuidados redobrados com a limpeza e higienização da academia e da aparelhagem. Para ser sincero, acho que academia é um lugares bastante seguro. Primeiramente, mesmo antes da pandemia, os alunos já não vinham malhar com sintomas gripais, pois o mal estar e a falta de resistência, já os impediam de vir. Então, pessoas gripadas não malham e se cada um tomar as medidas corretas, como limpar os aparelhos antes e depois do exercício e usar álcool nas mão com frequência, vai ser difícil se contaminar. Outra coisa é o bem maior: quem se exercita diariamente, aumenta a imunidade, isso é fato!”, afirmou Marquinhos.

 

A aluna Fernanda de Bastos Ribeiro, que está grávida de 33 semana, já no oitavo mês de gravidez, assegura que além da academia lhe proporcionar mais ânimo, disposição , ainda lhe proporciona muito bem estar nessa reta final, que é desgastante e incômoda. “Não vejo perigo algum em contrair a Covid-19 aqui na FM não. Pois ela está obedecendo todos os protocolos de segurança e a gente também faz a nossa parte. Estou usando duas máscaras, higienizo bem os aparelhos e as mãos a todo momento e evito de colocar as mãos na máscara. Assim a vida vai seguindo com segurança”, revelou Fernanda, dizendo que falta menos de um mês para o bebê nascer.

Outro aluno que não abre mão de ir à academia, é Gleissom Silva Bastos. “Acho a academia um lugar seguro. Se tomarmos os cuidados necessários, não corremos perigo algum. Acho que os protocolos de segurança devem ser seguidos individualmente e higienizar bem as mãos e os aparelhos. Tomando os cuidados não corremos risco não”, afirmou Gleisson.

Para Joelma Oliveira Costa, a academia é muito seguro sim. “Temos todos os esclarecimentos necessários de se evitar contrair o vírus, então se vamos para a academia, temos que cuidar da higienização nossa e dos equipamentos. Não tenho medo algum de contrair o vírus na academia e ela é muito importante para melhorar nossa saúde mental também, nessa época de tantas incertezas”, disse Joelma.

 

Exigências para funcionamento:

✔ Máximo de 10 alunos permitidos no mesmo horário.
✔ Uso de máscaras;
✔ Uso garrafinhas;
✔ Trazer sua flanela para limpar os aparelhos;
✔ Fazer a limpeza nos aparelhos antes e após o uso;
✔️ Não trabalharemos com horário marcado
✔️ Tempo máximo de treino de 1 hora

Então não perca tempo e vem pra FM.⠀⠀⠀

📍Rua Benedito de Pina n. 08 Centro.⠀
☎ Liga e conheça os planos: 3331-2154 / 984832266

 

Sair da versão mobile