Ícone do site Pirenópolis Online

Goiás está em estado de alerta sob a incidência de H1N1

 

 

 

Resultado de imagem para h1n1

 

Goiás está em estado de alerta sob a incidência de H1N1

 

Sobe para 28 o​​ número de mortes confirmadas por H1N1 em Goiás. O novo boletim da Secretaria de Estado de Saúde relata que foram notificados 92 casos pela doença e​​ informa que o número de mortes​​ a 28​​ este ano. ​​ Vacinação contra gripe ocorre de forma antecipada nos municípios para grupos de risco​​ que são: pessoas com 60 anos ou mais; grávidas a partir de 12 semanas(não é preciso comprovação de situação gestacional); mães até 45 dias depois do parto (devem levar documento e cartão de vacinação, apresentar certidão de nascimento do bebê ou documento do hospital onde ocorreu o parto); crianças de 6 meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias); portadores de doenças crônicas não transmissíveis ( doenças que baixem a imunidade do organismo. Devem apresentar prescrição médica especificando o motivo de indicação da vacina e pacientes já cadastrados em programas de controle de doença);​​ trabalhadores da saúde; população indígena e​​ pessoas privadas de liberdade.

 

Não devem tomar a vacina:​​ 

- Pessoas com alergias a ovo ou componentes da vacina;

​​ - Estejam em tratamento com antibióticos;

​​ - Apresentem febre;​​ 

- Apresentem gripe;​​ 

- Que tenham tomado outra vacina viral a menos de 30 dias

​​ A Secretaria Estadual de Saúde informou que mais de 90% das vítimas apresentava condições de risco.​​ Segundo informações prestadas pelo órgão,​​ ​​ estado ainda vive situação de alerta e não espera que o quadro evolua para epidemia.​​ 

A vacinação no estado começou no último dia 13 de abril, dez dias antes da campanha nacional. Na capital, só no primeiro dia, foram imunizadas 47 mil pessoas. A Secretaria Estadual de Saúde informou que já foram enviados para o estado 70% das doses previstas para todo o estado, o que corresponde a 1,2 milhão.

Veja o calendário de vacinação para​​ Pirenópolis para o mês de abril:​​ 

02 a 05 de abril​​ – gestantes, puérperas e crianças

12/05 – Dia D: serão vacinados todos os grupos​​ de risco ou seja, os grupos​​ prioritários da campanha

07 a 11 de abril - portadores de doenças crônicas não transmissíveis

14 a 18 de abril – professores

21 a 25 de abril – todos os grupos de risco

Locais de vacinação: PSF1 – Osego(centro); PSF2 – Alto do Bonfim; PSF3 – Alto da Lapa; PSF4 – Jaranápolis e no DIA D(12) haverá pontos volantes de vacinação e o Governo Federal não irá abrir a vacinação para todo população.

Sair da versão mobile