Ícone do site Pirenópolis Online

Ministério Público apreende mais de uma tonelada de carne clandestina em Pirenópolis

 

 

Durante a semana passada, entre os dias 25 a 29 de junho, o Ministério Público juntamente com a Vigilância Sanitária,​​ a Agrodefesa e​​ o​​ Procon permaneceram em Pirenópolis, pondo em prática o Programa Goiás contra a Carne Clandestina. Durante a operação foi​​ apreendida mais de uma tonelada de produtos de origem animal impróprios para o consumo.

Os produtos apreendidos foram inutilizados e descartados​​ e os​​ estabelecimentos comerciais que foram fiscalizados poderão apresentar defesa e terão oportunidade para se adequar, continuando a ser monitorados pela fiscalização local.

O balanço da ação aponta a apreensão de 1.200,80 quilos (kg) de produtos de origem animal,​​ nos locais visitados no município, incluindo​​ os pescados. Segundo dados da Agrodefesa e da Vigilância Municipal​​ e​​ do Procon Goiás​​ a apreensão de 1.583 itens (195,25 kg e 434,25 litros de produtos impróprios para o consumo), com a lavratura de 3 termos de constatação e 17 autos de infração. Foram inspecionados​​ ao todo, 33 estabelecimentos e 13 deles foram notificados.

A ação foi articulada pelo Centro de Apoio Operacional do Consumidor e Terceiro Setor do MP-GO, coordenado pelo promotor Rômulo Corrêa de Paula, e pelo promotor Bernardo Boclin Borges. A iniciativa teve como objetivo combater o abate e a comercialização de produtos de origem animais clandestinos (sem inspeção, sem rotulagem, com prazo de validade vencido, fora dos padrões de higiene, entre outras irregularidades).

Participaram, em conjunto com o MP-GO, órgãos parceiros como o Procon Goiás, Agrodefesa, Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal, Superintendência de Polícia Técnico-Científica e Polícia Civil.

Balanço geral

Realizada desde 2015, as operações do Programa Goiás Contra a Carne Clandestina já resultou na apreensão de mais de 67 toneladas de alimentos impróprios para o consumo até maio deste ano. Neste período, foram realizadas 22 ações de fiscalização, em 1.094 estabelecimentos comerciais em diferentes regiões do Estado, com a efetivação, ainda, de 20 autos de prisão em flagrante.

Fonte: Diário do​​ Estado

 

 ​​ ​​​​ C:\Users\work\Documents\pasteur.jpg ​​ ​​​​ 

Centro de Análises Clínicas -​​ ​​ (62) 3331-1655​​ - Rua Anduzeiro,​​ qd.​​ 8​​ lt. 10 sala 2​​ -​​ Vila Pompeu, Pirenópolis - GO

Sair da versão mobile