Ícone do site Pirenópolis Online

Google admite erro em violar regras para coletar dados de usuários

 

Resultado de imagem para Google admite erro em violar regras para coletar dados de usuários

Após a revelação de que o Facebook fez uso indevido de um certificado especial concedido pela Apple para coletar dados de usuários de iPhone , a Google admitiu ter incorrido no mesmo erro. Em comunicado, a gigante de buscas afirmou que o aplicativo Screenwise Meter, criado para analisar o comportamento de donos de produtos como o sistema operacional iOS, também se aproveitava dos privilégios especiais concedidos pela Apple para uso exclusivo dos funcionários de uma empresa.

​​ “O aplicativo Screenwise Meter não deveria ter operado sob o programa corporativo para desenvolvedores da Apple — isso foi um erro e nós pedimos desculpas”, afirmou a Google, em comunicado ao site TechCrunch. Nós desativamos o aplicativo em dispositivos iOS. O uso do aplicativo é completamente voluntário e sempre foi. Nós sempre deixamos claro para os usuários as formas que utilizamos seus dados no aplicativo, não temos acesso a dados criptografados nos aplicativos e nos dispositivos, e os usuários podem sair do programa a qualquer momento”.

Pelo programa corporativo para desenvolvedores da Apple, empresas podem criar e testar aplicativos, exclusivamente entre seus funcionários, sem passar pelo crivo da App Store. Para companhias como Facebook e Google, o programa é essencial para o desenvolvimento de novos produtos e a execução de testes de atualizações dos aplicativos existentes.

Contudo, as duas empresas aproveitavam esta brecha para distribuir um aplicativo diretamente aos consumidores, para coletar informações sobre​​ o uso de aparelhos, o que é proibido pelas regras do programa. Pelo caminho formal, certamente esses aplicativos não seriam aceitos pela Apple. O Facebook possuía um programinha na App Store, o Onavo, que foi banido por violar as regras de privacidade da loja virtual da Apple.

Com a nova polêmica, a Apple decidiu excluir o Facebook do programa corporativo. Internamente, a questão é tratada como emergencial pela rede social. Um memorando assinado pelo vice-presidente de engenharia de produção e segurança, Pedro Canahuati, afirma que o Facebook está negociando com a Apple o retorno ao programa de desenvolvedores.

Como consequência da exclusão, aplicativos usados internamente pelos funcionários do Facebook para se comunicarem, acessarem informações e até mesmo usarem serviços de transportes estão fora do ar. Assim como versões de teste de aplicativos da companhia. Segundo o site Business Insider, foram afetadas versões internas do Workplace — versão interna do Facebook para comunicação entre funcionários —, Workplace Chat, Instagram, Messenger e outros serviços internos, como Mobile Home e Ride.

Fonte: Portal E Mais Goiás

 

Parceiro:

Café da manhã - Salgados – Pastel frito na hora – tapioca com​​ seu​​ recheio​​ preferido

Fone – 996146657

Rua Luis Gonzaga Jaime, 71 – Alto do Bonfim

 

Sair da versão mobile