A cidade de Pirenópolis voltou a integrar a categoria A em levantamento do Ministério do Turismo na última semana. Atualmente, Goiás possui 91 municípios cadastrados formalmente no Mapa do Turismo brasileiro, sendo que 40,7% estão distribuídos nas principais categorias sendo: A (4,4%), B (16,5%) e C (19,8%); e 59,3% na categoria D. O resultado reforça o potencial turístico do Estado.
Além disso, o mapeamento mostrou que Goiás figura com quatro municípios (Caldas Novas, Rio Quente, Goiânia e Pirenópolis) na principal categoria do ranking que mede o fluxo turístico e os empregos gerados pelo setor, em todo o Brasil. Os destinos turísticos goianos, inclusive, dividem espaço na categoria A com outros aclamados do cenário nacional como Campos do Jordão (SP), Porto Seguro (BA) e Gramado (RS).
Os índices de fluxo de turista e de empregos formais gerados utilizados no mapeamento do Ministério do Turismo foram levantados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), e correspondem ao período de 2021. Com base nesse levantamento, os quatro municípios goianos que integram a principal categoria juntos disponibilizavam na época 276 estabelecimentos de hospedagem (hotéis e pousadas), que geraram mais de 6 mil empregos diretos, e contribuíram com os cofres públicos ao arrecadarem mais de R$11 milhões em impostos.