Ícone do site Pirenópolis Online

Alunos da rede municipal de Pirenópolis fazem imersão literária e recebem visita de escritores da Casa de Autores em 27 e 28 de agosto

Nos dias 27 e 28 de agosto a Festa Literária de Pirenópolis- Flipiri concluirá sua 14ª edição. Com a programação cultural realizada em junho, o evento adentrou o universo educacional em agosto com a temática “Livro, meu primeiro amor”. Parte fundamental do projeto desde sua primeira edição, a itinerância tem o objetivo de alcançar todas as escolas municipais de Pirenópolis para fomentar a leitura e possibilitar a alunos e professores o encontro com os autores de livros distribuídos à rede de ensino. Realizada pelo Instituto Casa de Autores, sediado em Brasília, e pela Prefeitura de Pirenópolis, este ano o evento alcança 2616 alunos, da creche ao ensino fundamental I, envolvendo 18 escritores de obras literárias infantis e infanto-juvenis.

“Acreditamos que ter o escritor ali com os alunos torna a dinâmica muito poderosa e inesquecível, uma vez que, para os pequenos, não é comum ter acesso aos guardiões, aos inventores, aos magos daquelas histórias que os fascinam tanto. Então, torna-se uma experiência fantástica, mas, ao mesmo tempo, real. Poder brincar e conversar com o autor, aproxima as crianças do universo da leitura e pode suscitar nelas, como já aconteceu, o desejo não apenas de continuar lendo, mas de escrever também”, afirma Iris Borges, idealizadora da Flipiri.

A trajetória de Athos Klaus, de 11 anos, vai ao encontro do depoimento do Iris Borges. Há três anos, quando estudava na Escola Municipal Ivani Rodrigues da Silva, ele participou de uma das edições da Flipiri e se encantou pelos livros. A professora estimulou os alunos a escreverem suas próprias histórias. A de Athos ficou tão boa que virou um livro encadernado pela prefeitura e distribuído à família, aos colegas e amigos. O estudante tomou gosto e não parou mais. “Desde sempre tinha uma sensação diferente em ler as histórias. Eu me sentia dentro delas. Eu queria fazer com que outras pessoas sentissem o mesmo que eu, então comecei a escrever meus próprios livros, com dedicação, contando minhas histórias e ilustrando os momentos. E tudo isso foi através da Flipiri, e não posso deixar de agradecer por terem me dado essa oportunidade de me expressar. Hoje, tenho dois livros e já estou escrevendo outro”, revela o jovem escritor, autor de “O Tesouro de Pedro” e o “Segredo da Vila”.

É isso o que acontece ao longo da itinerância: os estudantes são envolvidos em dinâmicas propostas pelos professores para uma melhor compreensão das obras selecionados. A ocasião proporciona atividades extras voltadas para a leitura, interpretação de texto, redação, trabalhos criativos e demais vivências literárias que aproximam as crianças e adolescentes dos livros. Professores e coordenadores também são valorizados na programação, que dedica a eles oficinas e seminários. Ao final, as escolas recebem a visita dos autores em clima de comemoração. “É fundamental esse contato porque revigora a nossa literatura, o nosso texto e, sobretudo, a nossa vontade de continuar escrevendo, porque a resposta que essas crianças dão aos nossos textos é indescritível. Então, além de estar formando novos leitores, temos um retorno consciente e muito válido do que escrevemos”, considera Maurício Melo Júnior, presidente da Casa de Autores.

Escritores, Maurício Melo Junior e Iris Borges também participarão, ativamente, das atividades, já que estão entre os autores dos mais de 90 títulos distribuídos entre as escolas. Ao todo, são 1096 exemplares. Nesta edição, também participam os autores Alexandre Lobão, Alexandre Parente, Álvaro Modernell, Ana Neila Torquato, Clara Arreguy, Débora Bianca, Elder Galvão, Eraldo Miranda, Hozana Costa, Jacqueline de Mattos, Liduína Bartholo, Márcia Lages, Raquel Gonçalves, Rose Costa, Taicy Ávila e Theognis Florentino.

Para Renato Gomes, secretário de Educação de Pirenópolis, a Flipiri, com sua programação cultural e educacional, contribui significativamente para o processo de ensino e aprendizagem, reforçando a prática de alfabetização nas unidades escolares e o interesse pela leitura e escrita. “É um ambiente que possibilita a troca de ideias e a convivência em comunidade, com o incentivo à educação e à leitura não só entre os estudantes, mas entre os moradores de uma maneira geral”, enumera. Entre as consequências positivas, ele cita que ao se tornar uma cidade amiga dos livros, Pirenópolis tem o seu patrimônio histórico e cultural ainda mais enriquecido.

A Flipiri distribuiu mais de 15 mil para a rede pública da cidade e promoveu centenas de encontros entre autores, estudantes e educadores, contribuindo para o desenvolvimento de toda uma geração de cidadãos. “A Flipiri tem cumprido muito bem os seus objetivos, que é estimular o gosto pela leitura entre as crianças e jovens e colaborar para a formação de novos leitores. Por entender a importância dessa iniciativa é que o Governo de Goiás e a Seduc/GO, desde 2019, são parceiros e apoiadores desse evento, levando, inclusive, essa iniciativa para outros municípios. Como exemplo tivemos, em 2022, a Fliquiri (Festa Literária de Quirinópolis). No mundo, onde o conhecimento é um diferencial, a leitura é uma das ferramentas mais poderosas que existem. Ler é um ato emancipatório, de independência. A leitura abre infinitas portas para quem quer conquistar os seus sonhos”, declara Fátima Gavioli, secretária de Estado da Educação de Goiás

Histórico

Foi através de uma participação na FLIP- Festa Literária de Paraty- que a professora, escritora, psicóloga, contadora de histórias e livreira Iris Borges começou a sonhar com o que viria ser a Flipiri. Encantou-se com o centro histórico povoado de escritores, personagens, tendas com livros e quintais poéticos da cidade fluminense e percebeu o quanto Pirenópolis convidava a uma experiência semelhante.

Cidade amiga de diversas manifestações culturais, com um folclore muito forte, Pirenópolis se apresentava como cenário perfeito para destacar e desenvolver a literatura e leitura em meio a sua atmosfera de charme, história e estrutura turística. Do desejo, incentivo e da colaboração de várias pessoas, em 2009 nasceu a Flipiri, realizada pelo Instituto Cultural Casa de Autores.

Percorrendo vários estilos e momentos da literatura contemporânea brasileira, sempre refletindo a temática de cada edição, foram homenageadas personalidades como Ignácio de Loyola Brandão, Ziraldo, Cora Coralina, Guido Heleno, Roseana Murray, Luís Fernando Veríssimo, Elder Rocha Lima, José J. Veiga, Eli Brasiliense, Bernardo Élis, Fleury de Campos Curado, Carmo Bernardes, Adriano César Curado, entre outros.

A Flipiri é realizada pelo Instituto Cultural Casa de Autores e pela Prefeitura de Pirenópolis através da Secretaria de Educação de Pirenópolis. Conta com apoio institucional da Secretaria de Estado da Educação do Governo do Estado de Goiás, apoio da Universidade Federal de Goiás, Colégio Tecnológico do Estado de Goiás, Goiás Social, Secretaria de Estado da Retomada e Saneago; parceria do resort Villa do Comendador, Um Café Bistrô e Quintal da Zazá e transmissão da CSL – Tecnologia, Design e Web.

PROGRAMAÇÃO ITINERÂNCIA

27/08 | Terça-Feira

Das 08h às 11h e das 14h às 17h | Encontro com o autor e vivências literárias

Creche Aldeia da Paz com Raquel Gonçalves
Creche Criança Cidadã com Débora Bianca
Escola Municipal Prefeito Geraldo de Moraes com Iris Borges
Escola Municipal Luciano Peixoto com Jacqueline De Mattos e Alexandre Lobão
Escola Municipal Dom Emmanoel Gomes de Oliveira com Maurício Melo e Eraldo Miranda
Escola Municipal Santa Maria de Nazaré com Alexandre Parente
Escola Municipal Ivani Rodrigues da Silva com Hozana Costa e Márcia Lages
Escola Municipal Nossa Senhora Santana II com Clara Arreguy
Escola Municipal José Cândido Braga com Liduína Bartholo e Theognis Florentino
Escola Municipal Benedito Camargo com Liduína Bartholo e Theognis Florentino
Escola Municipal Benedito Camargo II com Liduína Bartholo e Theognis Florentino Escola Municipal Nossa Senhora Santana com Liduína Bartholo e Theognis Florentino

28/08 | Quarta-Feira

Das 08h às 11h e das 14h às 17h | Encontro com o autor e vivências literárias

Complexo Municipal De Educação Infantil com Ana Neila Torquato
Escola Municipal Professora Olívia Conceição De Pina com Taicy Ávila e Rose Costa
Educandário Municipal Dom Bosco com Álvaro Modernell e Elder Galvão
Escola Municipal Santo Antônio com Alexandre Parente
Escola Municipal Manoel Cardoso com Alexandre Parente

LIVROS ITINERÂNCIA

A biblioteca da traça Teca – Maurício Melo
A cadeira maluca do Samuca – Alexandre Parente
A chave – Ana Solino – Ilustrador Elder Galvão
A cigarra e a formiga – Alexandre Lobão e Álvaro Modernell
A família comedeira – Clara Arreguy
A força de uma tartaruga – Hozana Costa
A lagarta pintada – Liduina Bartholo
A lenda do pé de espeto – Maurício Melo
A mala magica da Filó – Débora Bianca
A menina cata-vento – Débora Bianca
A menina muquerela – Ana Neila Torquato
A partida da sorte – Clara Arreguy
A revolta do cascudo – Maurício Melo
A riqueza da doação – Jacqueline de Mattos
A verdadeira história de Papai Noel – Alexandre Lobão
A viagem de Juju – Clara Arreguy
A vovó fala tudo errado – Clara Arreguy
As lentes de Lia – Alexandre Parente
As mangas de Jasmim – Maurício Melo
As regras de ouro do cooperativismo – Álvaro Modernell
Bia e os filhotes – animais domésticos – Iris Borges
Bla-bla-bla dos bichos – Hozana Costa
Bolas! Quantas bolas! – Iris Borges
Brinca aqui, brinca acola – Rose Costa
Cabrum – Liduína Bartholo
Cadê o amor? – Ana Neila Torquato
Cadê o menino que estava aqui? – Maria Célia Madureira e Raquel Gonçalves Ferreira
Caixa de pandora e outras histórias – Alexandre Lobão
Cecília – Theognis Florentino
Centopeia sem pés – Eraldo Miranda
Cheiro de domingo – Alexandre Parente
Cidade encantanda de Jericoacoara – Maurício Melo
Consumo consciente, gente contente! – Álvaro Modernell
Crônicas de Mateus – Maurício Melo Junior
Crônicas do Mateus – Guerra da Cavalhada – Maurício Melo
Crônicas do Mateus – Olha pro céu meu amor – Maurício Melo
Davi sabe muitas coisas – Ana Neila Torquato
Dia de chuva – Álvaro Modernell
Dia do rio – Eraldo Miranda
Dia em que Anan se espalhou a sabedoria – Eraldo Miranda
Dó, ré, mi, dormir – Hozana Costa
Dona Rose tem dez gatos – Rose Costa e André Cerino
Ei, desconecta! Ilustrador Elder Galvão – autora Angélica Rodrigues Santos
Enigmas de Gaudí –Edna Ande Sueli Lemos e Elder Galvão
Fio da história de Venceslau – Débora Bianca
Fios que atravessam o tempo – Ana Neila Torquato, Hozana Costa e Rose Costa
Fotografias de Miguel – Eraldo Miranda
Gente diferente e interessante – Rose Costa
Isso importa? – Álvaro Modernell
Joãozinho, o cuca fresca – Taicy Ávila
Kiko – Jacqueline de Mattos
Lara, o mar e a tartaruga – bilingue – Jacqueline de Mattos
Leitura como chocolate – Eraldo Miranda
Mãos na roda – Eraldo Miranda
u neto vai ganhar uma irmã e eu não sou a vovó – Márcia Lages
Ninho de rato – Maria Célia Madureira e Raquel Gonçalves Ferreira
O brilho de Bia – Alexandre Parente
Os cabelos brancos de papai – Alexandre Parente
O canto do passarinho – Ana Neila Torquato
O caso da caçarola amarela – Ana Neila Torquato
O chafariz da cidade feliz – Eraldo Miranda
O coreto de canto encantado – Eraldo Miranda
O diário matemático do Edu – Ana Neila Torquato
O incrível livro de poucas respostas sobre o universo – Elder Galvão
O menino que levou o mar para o avô – Eraldo Miranda
O mistério do Facebook do futuro – Alexandre Lobão
O nome da águia – Alexandre Lobão
O palhaço que perdeu o riso – Maurício Melo
O quintal do vovô Vidal – Rose Costa
O sapo sideral – Liduina Bartholo
Oit Labina – Clara Arreguy
Olha só quem vai para a escola – Soraia Lima e Elder Galvão
Onde está o pintor Monet? Sueli Lemos, Edna Ande, Elder Galvão e Ivani Rezende
Os 3 palitos – Ana Neila Torquato
Os chapéus do Xanduca – Alexandre Parente
Os filhotes do Pirulito – Álvaro Modernell
Os sapatos da centopeia – Ana Neila Torquato
Palhacinho, palhação! – Iris Borges
Pantufa e Pipoca – Jacqueline de Mattos
Paz e bem com Francisco – Alexandre Parente
Pé de moeda – Ana Neila Torquato
Pedroca, o Professor Pipoca – Alexandre Parente
Pelas cordas do coração – Theognis Florentino
Procurando – Maria Célia Madureira e Raquel Gonçalves Ferreira
Quanto vale o seu sorriso? – Rose Costa
Quer conhecer a natureza? – Iris Borges
Quer conhecer meus livros? – Iris Borges
Quer conhecer o corpo humano? – Iris Borges
Se as flores falassem – Débora Bianca
Tangolomango dos contos de fadas – Hozana Costa
Tiquinho de gente – Hozana Costa
Tô fraca! Tô fraca! – Rose Costa
Três olhares… – Rose Costa
Um sonho de escola – Taicy Ávila
Venha conhecer minha cidade – Álvaro Modernell
Venha conhecer o Brasil – Álvaro Modernell
Vovó Crisálida e o mistério da caixa de fotografias – Clara Arreguy

Serviço:
Flipiri Itinerante

27 e 28 de agosto
Pirenópolis/Goiás
www.flipiri.com

Parceiro:

Madeireira Lobo no WhatsApp
 (62) 3331-3040
Avenida Benjamin Constant Q.4 L.1 e 31 Vila Cintra, em frente a Academia Energia
 Atendimento de segunda à sexta das 7 às 17:30h e sábado das 07h00 às 12h00.
*Obs* A publicidade anexada à matéria, nada tem a ver com o conteúdo. Não se trata de matéria paga, é só uma forma de deixar em evidência os parceiros do site nas redes sociais. Venha ser parceiro do Pirenópolis Online. Seu anúncio vai longe!
Sair da versão mobile