Os cães são os melhores amigos do homem, mas o homem é o que do animal? Alguns tratam os animais como simples coisas, mas não podemos generalizar. Porém podemos dizer que os maus-tratos ficam mais evidentes a cada dia.
Hoje(26), às 18h00, integrantes de um grupo de voluntários se reunirão, no Centro de Atendimento ao Turista(CAT), para tratar de assuntos referentes a proteção e o bem-estar dos animais que vivem nas ruas.
Essa reunião será na tentativa de elaborar e apresentar um plano de ações em combate ao abandono e maus tratos, além de buscar apoio para a castração, vacinação e talvez, com muita ajuda, tirar os animais das ruas.
Conforme Jaqueline Vidal, uma das voluntárias, o objetivo da reunião é também para elaboração de uma cartilha para educação da população, alertando sobre os crimes contra os animais. ”Temos que nos organizar, delegar funções, ciar um cronograma de ações. Vamos protocolar nosso manifesto e o plano de ações, sobre a questão crítica dos animais nas ruas que se agrava no inverno. Com a organização do grupo de voluntários, poderemos cobrar mais das autoridades. Primeiramente iremos protocolar o documento, para que ele chegue nas mãos do prefeito e dos secretários de Saúde e Meio Ambiente e estabelecer um prazo para que nos deem uma resposta positiva, caso isso não aconteça, iremos no Ministério Público com o número do protocolo”, explicou Jackie Vidal.
A Organização Mundial da Saúde estima que só no Brasil existam mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Em Pirenópolis, não existe um levantamento, mas sem dúvida alguma, são muitos, a cada conto que se olha tem um cão faminto, doente e abandonado, o que piora a situação é a omissão do Poder Público, nem sequer tem um Centro de Zoonoses para amenizar o problema.
O Brasil não tem leis efetivas para defender os animais, principalmente de maus-tratos, o que já existe em outros países. Enquanto o exemplo não é seguido, cabe a pessoas tentarem minimizar o abandono, mesmo que seja de maneira improvisada. Que tenha compaixão, piedade.
Enquanto uns fazem de tudo para ajudar, outros caminham no sentido inverso, mas a mobilização de voluntários tem salvado a vida de muitos animais em situação de abandono.
Combater o problema é fundamental. Mais importante ainda é não deixar que ele aconteça. Sabemos que todos precisam ter direito a vida e nós humanos com certeza somos minoria perante aos demais habitantes da Terra. Por isso, devemos respeito.
Talvez o homem seja o único ser que invada o território do outro. Que agrida sem ser ameaçado. Que abandona sem ter motivo. Que maltrata sem justificativa e que tem a capacidade de racionalidade, mas não usa.
Parceiro:
Especialidades médicas:
Ortopedia
Pediatria
Dermatologia
Clínica Geral
Ginecologia
Obstetrícia
Psiquiatria
Psicologia
Nutricionista
Nutrologia
Neurologia
Angiologia Vascular
Cardiologia
e outras
Exames
Raio X Digital
Ultrassom 3D
Desintometria Óssea
Eletroencefalograma
Mapeamento Cerebral
Holter 24 h
Mapa 24 h
Eletrocardiograma
Espirometria Digital
Telefones para agendamentos: 3331 – 4338/ 98174-2546
Endereço: Rua Pireneus(em frete ao Hospital Estadual Ernestina