Ícone do site Pirenópolis Online

Prefeitura de Pirenópolis e PiriPatas iniciam campanha em prol dos bons tratos aos animais durante Festa do Divino Espirito Santo

Ontem (15), “Respeite seu amigo, respeite seu cavalo” este é o nome da campanha iniciada ontem pela Prefeitura de Pirenópolis juntamente com a ONG PiriPatas, em prol dos bons tratos aos animais durante a Festa do Divino Espirito Santo, que já está acontecendo. Sabemos que o cavalo é imprescindível para realização da festa, principalmente no giro das folias e durante as Cavalhadas, então fiquem atentos às orientações desta campanha e vamos mudar a forma de tratar os animais durante estes dias tão exaustivos e intensos.

Pensando nisso, a PiriPatas, em parceria com a Prefeitura e com a colaboração da médica veterinária especialista em equinos pela USP, Karen Chaves e do treinador em “doma racional”, Marcell da Mata, elaboraram as seguintes recomendações para o cuidado dos cavalos durante os festejos do Divino (veja os posts no final da matéria).                                                                                                                                                                Esta força tarefa em favor dos animais, tentará garantir que não sejam registrados casos de maus-tratos a animais durante a realização desta festa com esta campanha e ações  conscientizadoras e preventivas visando coibir que cavalos e bois sejam maltratados ou que sejam submetidos a atos de crueldade.

A intenção é desenvolver especialmente um trabalho educativo com a população, para que a tradição seja mantida, sem que haja a ocorrência de maus-tratos aos animais.

Além da campanha de conscientização, serão disponibilizados locais com infraestrutura adequada para fornecimento de alimentos e assistência veterinária, bem como local capacitado para a parada dos animais. Também é orientado que a prefeitura fiscalize o respeito ao Código de Posturas de Pirenópolis, punindo o uso de esporas ou a não utilização de ferradura em cavalos, com a imposição da multa.

Cabe à Polícia Militar a autuação de todos aqueles que forem flagrados praticando o crime de maus-tratos contra animais e, ainda, que apreenda todos os animais (equinos e bovinos) que forem utilizados no festejo fora do horário das 6 às 19 horas, conforme determinado em decisão judicial.

Para PiriPatas os cavalos proporcionam a participação de foliões, mascarados e cavaleiros na festa e merecem toda nossa atenção e cuidados! “Desejamos que a festa ocorra de forma harmoniosa para todos nós, seres humanos e animais! RESPEITE SEU AMIGO, RESPEITE SEU CAVALO!”, frisaram.
Parceiro:
Meio Ambiente Inteligente
Telefone – (62) 99943-0993
Endereço: Avenida Sizenando Jaime, quadra 26, número 3.
Sair da versão mobile