O site Pirenópolis Online foi às ruas saber o que as pessoas mais anseiam desta atual gestão
O Pirenópolis Online percorreu os bairros, ruas e avenidas da cidade, a fim de saber o que a população pirenopolina, necessita nesse momento, que pode ser oferecido e até mesmo solucionado pela atual gestão. Para fazer estes questionamentos, foram escolhidas pessoas aleatoriamente. Através desta enquete, teremos um panorama deste governo, pois os problemas foram apontados e as soluções administrativas foram apresentadas e a partir daqui teremos uma noção básica sobre a vontade política, competência e planejamento do prefeito e sua equipe.
Segues as perguntas com suas devidas respostas:
Fotos: Carla Adriana e timeline Facebook
Antônio Gonzaga de Oliveira, feirante, morador da zona rural.
Meu pai foi um dos fundadores da feira livre em Pirenópolis, há 40 anos. Nós feirantes estamos gostando muito deste local, o largo da Matriz. Achamos um lugar adequado e percebemos que resgatamos muitos clientes que deixaram de frequentar a feira, quando era em frente ao cemitério. Agora, gostaríamos que melhorassem, como por exemplo, padronizar as barracas, exigir barraca de todos os feirantes e organizar melhor a feira, com separação de alimentos e produtos. Será que isso pode acontecer em breve?
Resposta do Prefeito João do Léo – Seu Antônio, para falar a verdade, até agora, não temos um plano específico para as feiras. Conseguimos esse local atual através de uma parceria com o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, isso é provisório, pois já tem um projeto para construção e revitalização do Largo da Matriz, para ser definido ainda em julho deste ano. O espaço será destinado à Cultura e Lazer, mas a meu ver, a feira é uma cultura do povo e tentaremos junto ao IPHAN que ela permaneça onde está, mas com as barracas padronizadas e separadas. Esse projeto de melhoria das feiras será integrado ao projeto de construção do Largo da Matriz. E atender todos esses as reivindicações dos feirantes.
José Bonfim, motorista de caminhão, morador do Alto da Lapa.
Qual será sua meta para o futuro com relação ao Código de Postura? Será sempre cobrado com rigor e será que isso é melhor pra população?
RJL – Estamos tentando colocar a casa em ordem e para isso, temos fazer alguns ajustes. Estou mais rigoroso sim, com essa arrecadação de impostos. Temos as Leis vigentes e elas serão seguidas. Foram muitos anos de sonegação velada, não podemos mais permitir certas infrações e isso vale pra todo mundo.
Marcos Vinicius Ferreira dos Santos, abridor de pedra, morador do Alto do Bonfim.
Gostaria de saber se a prefeitura tem planos para fazer melhorias na estrada de terra que dão acesso à pedreira, está muito ruim precisa de melhoria. O que a prefeitura vai fazer em relação a isso?
RJL- Estamos com uma frente de trabalho com maquinários emprestados pelo Governo do Estado que estão dando o suporte necessário na melhoria das estradas. Já melhoramos alguns acessos às pedreiras, como todas as estradas, ruas e avenidas do nosso município. Minha preocupação maior, é oferecer uma melhor qualidade de vida à população e prolongada a vida útil dos veículos, além é claro de garantir mais segurança.
Valdeci Ferreira, jardineiro, morador do Bairro Santa Bárbara
Quero saber sobre a coleta de lixo. Acho que o lixo está se acumulando nas ruas, será que a coleta não poderia ser mais frequente? No mais, percebo que o prefeito está se esforçando, às vezes está faltando oportunidade pra trabalhar, uma ajuda de algum deputado, governador. Percebo que ele está sozinho.
RJL – Seu Valdeci todos os dias saem 04(quatro) caminhões para fazer a coleta de lixo por toda cidade, eles rodam todos os bairro. Agora se o senhor identificou uma falha, pode ligar no meu número pessoal que é (62) 99281.1834 ou no fixo do gabinete que é 3331.3570 que irei resolver. Quero te esclarecer também, seu Valdeci, que não estou sozinho, estou com toda a comunidade. Estamos tendo dificuldade sim, mas estamos com uma frota bastante precária e obsoleta, mas iremos resolver isso e tentar renovar a frota. Seu funcionário do povo e estou aqui pra trabalhar.
Lucilene Vieira da Silva, auxiliar de enfermagem, moradora do Alto do Bonfim.
Acho que a saúde não está ruim. Gostaria de saber sobre a inauguração da UPA, quando será inaugurada, as especialidades, o atendimento, enfim, tudo sobre a inauguração e funcionamento da UPA.
RJL – Penso que a inauguração da UPA ainda vai demorar. Antes disso acontecer, tenho que me reunir com o Ministério da Saúde para resolvermos a situações de irregularidades existentes no projeto. Mas até isso acontecer, temos o Hospital Público de excelência e queremos que melhore cada vez mais. Já abrimos o Centro Cirúrgico e desejo que aquela unidade, a Upa, vai ser destinada à saúde da mulher, pois o atendimento oferecido aqui, não é de especialistas. Agora os casos de urgência, o Hospital Ernestina está fazendo com muita qualidade.
Demétrio Pompeu de Pina, produtor de cinema, morador do Centro Histórico.
João do Léo, você acha que nossa tradição cultural tem grande importância pro nosso Estado e o que sua gestão fará para valorizar ainda mais e não deixar que algumas coisas se percam ou se transformem com passar dos anos. Qual sua opinião a respeito?
R JL – Nossa cultura é a história de nosso povo. Temos que valorizá-la, preservá-la e fazer de tudo pra que ela não morra, nem se perca com o tempo. Podemos perder os autores e atores, como já perdemos muitos deles, como seu pai, Pompeu de Pina, Seu Ico, Dona Ita e Seu Alaor, Ita Pereira, entre outros inúmeros e maravilhosos artistas pirenopolinos. Tem coisas que nunca irão se perder, precisamos dar sequência. Para isso, temos as Cavalhadinhas para dar essa continuidade. Agora, acho que os mascarados, por exemplo, perderam muito espaço com a construção do Cavalhódromo, restringiu muito a participação deles na festa, mas mesmo assim, continuaremos respeitando e cuidando da nossa tradição, da nossa cultura em si, pois ela é a vida do nosso povo. Deve ser valorizada junto à população e às escolas. Não medirei esforço para tentar junto ao Governo de manter e trazer mais eventos culturais. Quero resgatar o Canto da Primavera nos moldes das edições antigas, ou seja, megaevento, com grandes shows nacionais e regionais. Quero também, valorizar mais a participação dos artistas locais com várias apresentações. Preciso sentar com a Secretaria de Cultura e discutir a Canto da Primavera. Essa é uma das minhas prioridades.
Lucia Ribeiro, empresária e seu filho Anauê, possuem uma loja na Ponte de Pedra
Quero saber sobre a organização do trânsito no centro Histórico em feriados e fins de semana de grande fluxo de turistas. Percebo que já houve algumas melhoras, precisamos de mais. Em feriados prolongados, deve haver uma fiscalização rigorosa quanto aos estacionamentos nos dois lados das ruas estreitas e em locais proibidos, fazendo com que fique praticamente impossível o tráfego de carros. O que pode ser melhorado?
RJL - Lúcia, a prefeitura já está tomando medidas para reverter essa situação caótica que fica o Centro Histórico em feriados prolongados. Nos feriados contratamos um grupo de pessoas para dar esse suporte no tráfego de veículos. Implantamos algumas modificações e devido a essas medidas tomadas, percebemos que o saldo está sendo positivo. Os ajudantes do trânsito, estamos atentos com relação aos estacionamentos, sentidos de tráfego e informações aos turistas. Aos poucos, com certeza iremos possuir um fluxo de veículos mais organizados, sem muitos transtornos para a população local e turistas.