Técnicos da Prefeitura de Pirenópolis começaram ontem (21), vistoria em todas as palmeiras imperiais que estão localizadas no Centro Histórico. Esta ação partiu após a queda de uma palmeira imperial de 20 metros de altura, no último domingo(19)em frente a Igreja Nosso Senhor do Bonfim.
A administração calcula que a cidade tenha entre 40 e 50 palmeiras imperiais no centro histórico. A intenção com a frente de trabalho é, portanto, entender os motivos que ocasionaram o tombamento e prevenir novos incidentes que ofereçam riscos a população, turistas e estruturas históricas da cidade.
Segundo a prefeitura, a cidade tem outras 5 palmeiras imperiais fixadas em torno das igrejas do Bonfim e da Matriz, que compõem o conjunto arquitetônico urbanístico, paisagístico e histórico de Pirenópolis, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1990. A palmeira foi plantada na década de 1980 e tinha cerca de 35 anos de idade. Plantas dessa espécie podem atingir até 40 metros de altura.
O tombamento atingiu apenas a rede elétrica e não deixou feridos, somente bloqueou o trânsito da Avenida Luiz Gonzaga Jaime, que foi liberado rapidamente pelos bombeiros.
Parceiro: