Ícone do site Pirenópolis Online

Trade turístico de Pirenópolis se reúne em busca de coibir o turismo de massa e desenfreado

Uma reunião extraordinária entre empresários de todos os segmentos turísticos de Pirenópolis, aconteceu ontem(26), às 18h00, na Pousada Arvoredo para buscarem soluções urgentes que movimentarão o setor de uma forma mais positiva e evitar o turismo de massa e descontrolado que está sendo atraído nos últimos tempos, principalmente no carnaval e réveillon.

Durante os quatros dias de folia, Pirenópolis foi invadida por coolers, barracas, farofeiros, baderneiros, churrasqueiras e gente sem educação e sem nenhuma noção de respeito, que descem de seus ônibus, dormem dentro de carros e barracas em locais proibidos, trazem suas compras, ligam seus aparelhos de sons no último volume e não deixam nada na cidade, a não ser montes e montes de lixo e dejetos esparramados pelos quatro cantos.

Esse grupo de empresários, cerca de 40, realizaram essa reunião com o tema: Turismo em Pirenópolis pede socorro! Na ocasião, discutiram duas questões importantíssimas, que estão desagradando a todos que são: as casas de temporada e os mega shows nos feriados. Compareceram, representantes da Acisap, do Convetion Bureau, ABIH e vários empresários locais, tanto do ramo de hotelaria, restaurantes, casas noturnas, atrativos turísticos, galerias, lojas e decoração.

Conforme o empresário José Carlos, proprietário do Hotel Pousada Mandala, esse turismo de massa deveria ser contido. “Acho que pra selecionar um pouco as visitações, deveria ter regras. Por exemplo, proibir coolers, barracas desordenadas e ter um rigor maior quanto aos ônibus de turismo. Nesse caso, acho que menos é mais. Não adianta encher a cidade de baderneiros que não somam em nada para o turismo local. Trazem tudo, comida, bebida, não gastam nada e ainda causam transtornos, como perturbação do sossego e lixo demasiado”.

Uirá Ayer, representante do atrativo turístico Fazenda Vaga Fogo, disse que sua queda foi de 30 a 40 %, com relação aos anos anteriores.”Nos preparamos para uma guerra e ela não aconteceu. Minha taxa de visitação foi bem menor. Acho que devemos atrair um turismo de melhor qualidade”, frisou.

Uma das organizadoras da reunião Denise Badauy, disse que esse é um momento histórico. “Isso que está acontecendo aqui é um fato inédito, nunca houve, temos que nos juntar e formar uma única voz para podermos reivindicar melhorias e exigir leis mais contundentes para serem aplicadas em Pirenópolis. Esse turismo desenfreado está insustentável e exige mudanças urgentemente”, desabafou.

No decorrer da reunião, cada empresário presente teve a oportunidade de relatar suas frustrações e sugerir regulamentações ao turismo. “Queremos um trade turístico forte e coeso para lutarmos por melhorias. Não queremos esse caos que foi o carnaval. Devemos nos perguntar: Que turista nós queremos?”, questionou Maria Rosa de Machi, presidente da Acisap.

Resumo da Reunião

  • 40 participantes assinaram a lista de presença.
  • Pauta – casas de aluguel, shows, queda significativa no comércio, representatividade.
  • Foram criadas algumas comissões como: 1 – Comissão para proposta da Lei do Silênci – 2 – Comissão que irá requerer junto ao Ministério Público, a elaboração de um  TAC(Termo de Ajustamento de Conduta), e 3 – Comissão que irá elaborar um calendário anual de eventos
  • Por fim ouviram alguns empresários que se manifestaram a favor de se candidatarem ao cargo de vereador nas próximas eleições que representem e fortaleça o trade

Na avaliação de todos, a reunião foi muito significativa e fortaleceu bastante o trade turístico. De acordo com Carlos Naves, esse fortalecimento possibilitará reivindicações para melhoria do setor. “O turismo em Pirenópolis gera renda e empregos e devemos nos unir para que o setor se sobressaia. Com essas reuniões, poderemos nos reorganizar e lutar por melhorias e leis mais eficazes. Trazendo retorno financeiro e maior qualidade de vida para os moradores. Estamos planejando algumas ações práticas e fáceis de serem executadas. Buscaremos apoio em todas as esferas, municipal, estadual e federal. Vamos fortalecer Pirenópolis quanto ser um destino turístico de qualidade. Saímos daqui mais fortes”, concluiu.

A data para a próxima reunião já está definida, será no dia 11 de março, às 18h00 no Café com Flores, onde as comissões apresentarão seus trabalhos. Todo empresariado local está convidado!

Parceiro:


Hotel Pousada Mandala

Avenida Prefeito Sizenando Jayme, 100
Faça sua reserva pelo telefone: (62) 3331-3715

 

Sair da versão mobile