Normas sanitárias estão sendo discutidas para definir data de retorno das aulas presenciais em Goiás

0
906

O Centro de Operações de Emergência (COE) para o coronavírus, órgão composto pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) e representantes de vários setores, recebeu nesta quarta-feira (15) um protocolo de retorno das atividades presenciais no estado. Os integrantes do grupo vão avaliar o documento para definir quando os alunos vão poder voltar às escolas.

A previsão é de que, na próxima semana, seja apresentado um parecer sobre o retorno das aulas para a rede pública e privada do estado, segundo a SES.

A Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME) reforçou que ainda não há previsão de retorno às aulas presenciais, uma vez que a decisão envolve avaliação do quadro epidemiológico e orientações das autoridades sanitárias.

O documento em análise propõe, entre várias normas, o retorno às atividades nas instituições de forma gradual, começando por 25% da quantidade de alunos, para garantir a consolidação de todo o protocolo.

Foi proposto também às escolas que priorizem, sempre que possível e em consonância com o Projeto Pedagógico de cada instituição, o planejamento de atividades ao ar livre e em locais mais arejados da instituição.

Para os pais, o protocolo orienta higienizar com frequência os pertences pessoais das crianças, antes e após o período de presença na escola (copo, garrafas plásticas, mochilas, lancheiras, toalhas, estojo de escova de dente, uniformes e outros materiais).

Veja parte das normas discutidas pelo COE:

  • Limitar o número máximo de alunos em sala obedecendo o distanciamento de 1,5 metro entre eles e demarcando no chão o local de cada carteira;
  • O distanciamento entre pessoas em qualquer ambiente da instituição deve ser de no mínimo 1,5 metro;
  • Evitar que alunos de uma turma tenham contato com alunos de outras turmas modificando horário de acesso, saída e recreios;
  • Escalonamento de horários de chegada e saída de acordo com a realidade de atendimento de cada escola objetivando evitar aglomerações na recepção e saída dos alunos e utilizando, quando existirem, múltiplas entradas/saídas;
  • Aferir com termômetro infravermelho a entrada de funcionários colaboradores, alunos e visitantes;
  • Não permitir acesso à unidade de pessoas sem máscaras ou com uso inadequado das mesmas;
  • Se for confirmado caso de Covid-19, as aulas serão suspensas de dois a cinco dias.

Grupo de risco

O documento recomenda a manutenção do regime especial de aulas não presenciais para alunos do grupo de risco:

  • Alunos que, por questões emocionais ou familiares, não seja aconselhável o retorno às atividades presenciais;
  • Alunos que se recusem ou apresentem dificuldade constante em usar máscara e seguir os protocolos de segurança;
  • Os estudantes de inclusão que possuam dificuldades nos cuidados pessoais, disfunções da imunidade ou que tomem remédios imunossupressores, que apresentem restrições respiratórias ou outras comorbidades associadas à deficiência.

Setores administrativos: para as áreas administrativas, o protocolo orienta o distanciamento social, como a instalação de proteção acrílica em locais de atendimento como recepção, caixa da cantina e secretaria. Prevê também, sempre que possível, evitar o compartilhamento simultâneo da estação de trabalho por mais de um funcionário.

Nota da Secretaria Estadual de Saúde

Um Gabinete de Crise, composto por diversos setores da educação do Estado, elaborou um protocolo de retorno das atividades presenciais da educação em Goiás. O documento, construído com assessoramento do Instituto Unibanco, foi entregue ao Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para o coronavírus (COE) de Goiás nesta quarta-feira, 15.

O protocolo será avaliado por representantes do COE para, na próxima semana, ser apresentado um parecer sobre o retorno das aulas para a rede pública e privada do Estado.

Nota da Secretaria de Educação de Goiânia

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) informa ainda não haver previsão de retorno às aulas presenciais, uma vez que a decisão envolve avaliação do quadro epidemiológico e orientações das autoridades sanitárias. A SME frisa que sua maior preocupação, hoje, é com a segurança de seus alunos e servidores. Por isso, protocolos de atendimento pedagógico, administrativo, comunicacional e de acolhimento já estão sendo finalizados, levando em consideração cenários diferenciados de retorno.

Fonte: G1GO

Parceiro:

Supermercado Campeão

Corre lá agora! É o campeão dos preços baixos!

Horário de atendimento: das 07h00 às 20h00 de segunda a sábado, domingo até 12h00.

Endereço: Avenida Sizenando Jayme, número 30

Telefone: 3331 – 4335 @campeão_supermercado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here