Prefeito e vereadores de Pirenópolis tomam posse hoje, veja lista de eleitos

0
1247

Foto: Marcelo Sicoli

O novo prefeito de Pirenópolis, Nivaldo Melo (PP), toma posse nesta sexta-feira (1º), juntamente com seu vice Paulo Daiam, às 09h00, no auditório da UEG. Além dele, 11 vereadores assumem o cargo na Câmara Municipal para a legislatura 2021-2024 e sua cerimônia de posse será na Câmara Municipal no mesmo horário, às 09hh0 e será transmitida pelo Facebook.

Eles foram eleitos em novembro do ano passado. A maior bancada da Câmara será do PP, com 4 vereadores.

Cabe ao prefeito decidir onde aplicar os recursos repassados ao município pelo Estado ou pelo governo federal e como administrar o que é arrecadado de impostos, como IPTU e ISS. Ele também é responsável pelas políticas de áreas como educação, saúde, moradia, transporte público e saneamento básico. Para isso, conta com secretários que são nomeados. O prefeito também precisa trabalhar junto com os vereadores, que representam os cidadãos no Legislativo municipal.

Os vereadores são responsáveis por elaborar e propor leis. Os vereadores podem decidir, por exemplo, sobre a criação de políticas públicas. E têm a obrigação de fiscalizar o uso do dinheiro pelo Executivo e analisar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece as despesas do ano seguinte do município.

Há a possibilidade de vereadores deixarem os cargos para assumir funções na prefeitura. Quando isso acontece, o cargo é assumido por um suplente.

Os vereadores de Pirenópolis vão representar 25.064 habitantes. A cidade goiana tem um PIB de R$ 412.452.779,00 e um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,693, segundo a última medição do IBGE, que é de 2010. O IDH vai de 0 a 1 – quanto maior, mais desenvolvida a cidade – e tem como base indicadores de saúde, educação e renda. A média no Brasil é de 0,765, segundo dados de 2019 divulgados em 15 de dezembro de 2020 pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here