Nas primeiras chuvas, registraram mais de 100 mil raios em Goiás

0
548

Raios e ventos de até 70km/h. Essas são algumas das características de tempestades que caíram em Goiás entre os dias 22 de setembro e 10 de novembro deste ano. Nesse período, foram registradas mais de 100 mil descargas atmosféricas no estado. Os dados são do Centro de Operações da Enel em parceria com o Climatempo.

Conforme a companhia, as descargas elétricas são responsáveis por cerca de 20% das interrupções de energia, além de provocarem curto-circuitos, queima de equipamentos e até acidentes fatais.

O diretor de Operação e Manutenção da Enel Distribuição Goiás, Vinicyus Lima, explica que a empresa possui um sistema de monitoramento de raios com objetivo de acompanhar a evolução das tempestades e apoiar a mobilização das equipes em campo, com foco na minimização do tempo de atendimento em casos de interrupção no fornecimento de energia.

“Ao ser detectada uma região com aumento considerável de descargas atmosféricas, as equipes de manutenção são acionadas, permitindo aos técnicos um maior tempo para planejar as ações em campo”, explica Vinicyus. “Em parceria com o Climatempo, nossos técnicos no Centro de Operações, em Goiânia, monitoram em tempo real, 24 horas por dia, as condições climáticas em todo o Estado. Somente no ano passado, o sistema de monitoramento de raios da Enel Distribuição Goiás registrou mais de 5 milhões de descargas atmosféricas no Estado”, completa.

Ele ressalta que, para controlar a situação dos últimos dias, a Enel dobrou o número de equipes de atendimento emergencial em campo.

A queda de árvores sobre a rede impacta severamente o fornecimento de energia em dias de tempestade. Somente nas chuvas dos últimos dias, cerca de 50 árvores caíram na capital com o temporal, além de árvores que caíram por inteiro, vários outros pontos da rede foram prejudicados por galhos que se soltaram sobre os fios e outros objetos que são lançados à rede.

“Nesses casos, a recomposição da rede demanda mais tempo, pois muitas das vezes é preciso substituir postes, trocar vários metros de cabos e substituir transformadores, além de retirar a vegetação”, reforça o diretor de Operação e Manutenção da Enel Goiás.

O Brasil é o campeão mundial das chamadas descargas atmosféricas, com a média de 77,8 milhões/ano e 2.044 acidentes fatais registrados no período de 2000 a 2017. E é justamente no verão que ocorre a maior incidência de raios no país e a maioria das mortes por ocasião deles: cerca de 43%. Os raios têm um grande potencial destrutivo, sendo que sua descarga elétrica pode superar a 100.000 Ampères (A) e a vários milhões de Volts (V).

Como se proteger

A orientação básica de proteção contra raios é se isolar por completo do ambiente externo — isto é, se abrigar em um local com proteção para-raio ou um automóvel, que deve estar sempre com as janelas e portas fechadas.

Dicas práticas de como evitar danos físicos com os raios, além dos materiais, como a queima de eletrodomésticos por ocasião de sobretensão na rede de energia elétrica.

Físicos:

* Durante chuvas e tempestades, evite ficar em campos abertos, no mar ou em piscinas. A quantidade de raios em lugares como estes é grande. 8% das mortes acontecem jogando futebol e 5% na praia. Procure abrigo em casas, automóveis ou edificações que tenham para-raios;

* Não fique embaixo do guarda-sol ou de árvores, principalmente se elas estiverem isoladas ou em campo aberto. Estes pontos atraem raios. 9% das mortes registradas são de pessoas que procuraram abrigo embaixo de árvores e 5% sob coberturas como deques e varandas;

* Estando em uma casa, não fique próximo de janelas metálicas, geladeiras, televisores e próximo a tomadas elétricas. 17% dos casos fatais aconteceram dentro de casa;

* Não fale ao telefone que possui linha a fio, pois o raio pode ser conduzido através dele até você.

Materiais:

* Tire os equipamentos da tomada durante uma chuva forte. Os raios podem vir pela rede elétrica e causar estragos;

* Dentro de casa, recomenda-se o uso do DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos) nos quadros elétricos, que protege as instalações da sobretensão causada por descargas atmosféricas indiretas, ou seja, vindas pela rede de energia elétrica. Ele protege contra acidentes com raios e também evita a queima de eletrodomésticos e eletrônicos; Fontes: Bonde, G1, Portal6

Parceiro:

Nenhuma descrição disponível.

O melhor lugar para suas compras!
Endereço: Avenida JK, número 3331-2182.
Fica aberto todos os dia da 07h00 às 20h00 e no domingo até 12h00.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here