Fiscais da prefeitura expulsam moradores da beira do rio causando revolta e indignação

0
311

A Prefeitura de Pirenópolis, fazendo valer um decreto assinado no dia 20 de abril de 2022, quando foram adotadas medidas de biossegurança, na última quinta-feira(07), Feriado da Independência, enviou fiscais para Beira Rio, a fim de expulsar os moradores que estavam confraternizando, sentados na areia, tomando cerveja e conversando, hábito mantido pelos pirenopolinos por décadas.

Um video que vem circulando nas redes sociais feito por um morador do momento que fiscais da prefeitura expulsam os moradores, está deixando a maioria da população indignada.

O vídeo foi gravado nas “lajes”, local bastante frequentado à beira do Rio das Almas, na Vila Matutina, por volta das 15h00. Na gravação, populares afirmam que fiscais de posturas de Pirenópolis estão aplicando multas por causa das caixas de isopor com bebida alcoólica na beira do rio. Um dos denunciantes conversa com um agente, que justifica a proibição no código de posturas. “Nós, que somos daqui, não podemos beber uma cervejinha na beira do rio? Temos que pagar R$ 50 para entrar em uma cachoeira e em uma garrafa de cerveja?”, questiona no vídeo um banhista irritado. “Eu sempre bebi na beira do rio, e agora não posso? Sei que ele tá cumprindo a função dele…” Os fiscais tiveram apoio de policiais militares.

Devido ao feriado, a reportagem não conseguiu falar com alguém responsável na prefeitura.

Leiam abaixo alguns comentários sobre o video:

“Fica claro aqui, a Máfia do turismo agindo em Pirenópolis descaradamente! Pirenopolinos não podem!”, disse uma moradora.

“Complicado viu… Só ruim porque acaba dizendo que isso é política de uma forma depreciativa!”, disse outro.

“No meu entendimento, é uma maneira de induzir e até forçar as pessoas irem para locais pagos. Imagine? Nesse calor, o povo sempre foi pro Rio curtir e tomar sua cervejinha entre familiares e amigos”.

“O quê realmente precisa tomar providências, não tomam! Casas de temporada fazendo da vida dos moradores um verdadeiro inferno! Música alta, gritaria etc só deixam o lixo e a perturbação!”.

“Complicado!”

“Qual o artigo do Código de Postura proíbe o que este cidadão estava fazendo?”, questionou.

“Pois eh!?  Nenhum. Atitude ilegal e autoritária da prefeitura!”

“Cabe um processo de abuso de poder. Foi humilhante pra essas pessoas e suas famílias e amigos. Humilhante!”

“Retirar essas pessoas, dessa maneira do Rio foi degradante! Moradores, pessoas que buscavam lazer em sua própria cidade. Tô chocada”

“O cidadão lesado em seus direitos deve ir no ministério público e denunciar. Ele filmou e tem prova”.

“Foi muito triste ver essa “postura” da prefeitura 😔 Garanto que se percorrer as margens do Rio dentro da cidade, encontraram “turistas” com caixas de cerveja, carne, carvão e churrasco”.

No Artigo II do Decreto número 3.963, de 20 de abril de 2022 determinaa adoção de medidas de biossegurança, como distanciamento.

Item 1 – Proibida a circulação de pessoas nas e logradouros públicos com coolers, caixas de usopor e similares.

Item 3 – Proibida a realização de acampamentos e locais e area publica

Este decreto 3.963 altera o Decreto 3849, de 16 de novembro de 2021.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here