Uma Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Distrito Federal – FICCO/DF e a Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal no Distrito Federal, com apoio do 37º Batalhão da Polícia Militar do Estado de Goiás/PMGO, deflagrou na manhã desta terça-feira (17), a Operação Beira Rio.
A investigação possui por escopo a desarticulação de associação constituída para o tráfico de drogas, atuante em regiões do entorno do Distrito Federal e integrada por membros de facção criminosa.
Foram mobilizados cerca de 80 (oitenta) policiais, entre membros da Polícia Federal, Polícia Militar do Estado de Goiás e da FICCO/DF para fins de cumprimento de 29 (vinte e nove) ordens judiciais expedidas pela Comarca de Pirenópolis/GO. São cumpridos 17 mandados de prisões preventivas e 12 mandados de busca e apreensão, majoritariamente, na cidade de Pirenópolis/GO. Também estão sendo alvos de medidas judiciais, internos da Unidade Prisional de Aparecida de Goiânia/GO. Os elementos de informação já coletados indicam que os Investigados possuem envolvimento com atos relacionadas ao tráfico de drogas, crimes contra o patrimônio, crimes contra a vida, além de outras condutas ilícitas correlatas. Os elementos de autoria já coletados sustentam que a maior parte dos envolvidos se autointitulam membros da facção goiana Amigos do Estado (ADE). As penas para as condutas já identificadas, se somadas, podem chegar a 25 (vinte e cinco) anos de prisão. A reunião das forças de segurança tem como principal objetivo intensificar o enfrentamento às organizações e associações criminosas e resguardar a plena e efetiva paz social. Ademais, aponta-se que a FICCO/DF é composta pela Polícia Federal, SENAPEN, PPDF, PMDF e PCDF, tendo por objeto a integração e cooperação entre os órgão de segurança pública. A referida união de forças é imprescindível para a repressão e prevenção à criminalidade grave e violenta.
Parceiro: