A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal – Abracerva divulgou no último domingo (26) durante a feira Origem Week, no Centro Cultural Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), a lista das melhores cervejas da região Centro-Oeste. A premiação é resultado da primeira etapa regional de 2024 da Copa Cerveja Brasil, um concurso promovido nas cinco regiões do Brasil pela entidade que representa as cervejarias independentes em todo o país, que deixou Pirenópolis mais uma vez em evidência no cenário nacional, com quatro medalhas para as cervejas produzidas na Cervejaria Santa Dica.
“Mais que um selo de qualidade a Copa é uma forma de promover e fortalecer nossa cultura cervejeira e a regionalidade da cerveja brasileira”, explica Gilberto Tarantino, presidente da Abracerva.
Todas as amostras concorrentes receberam as avaliações técnicas feitas pelo corpo de jurados especializado, formado por profissionais que também atuam preferentemente na região Centro-Oeste. Desta forma, o concurso, que está em sua 4ª edição, contribui com o aprimoramento técnico das cervejarias e dá oportunidade para os juízes locais ganharem experiência em concursos nacionais.
Ganhadores
A Copa Cerveja Brasil premiou as cervejas com medalhas de ouro, prata e bronze, de acordo com as características de cada estilo. A relação das premiadas está disponível no site da Abracerva (https://abracerva.com.br). Dentre todas as medalhistas de ouro, os jurados ainda realizam novas avaliações para a escolha das cervejas consideradas Best Of Show, as melhores, independente do estilo.
A Cervejaria SantaDica, sediada em Pirenópolis, conquistou quatro medalhas:
🥇 Ouro com BLACK IPA
🥈 Prata com HIBISCO
🥈 Prata com BROWN IPA
🥉 Bronze com BELGIAN BLOND
Também se detacou na disputa a Cajueira, da cervejaria Hop Capital Beer, do estilo Catharina Sour, ficou com a prêmio Best of Show Ouro. Com a Prata do Best of Show ficou a Dark Lager, uma cerveja estilo schwarzbier, da Cruls Cervejaria. A Cruls também levou o Bronze no Best of Show com a Caminho do Viajante 2, uma Imperial Stout com adição de nibs de cacau e café infusionado a frio.
Conexão
O Conexão Cerveja Brasil é realizado pela Abracerva com patrocínio do Sebrae. A Etapa Centro-Oeste incluiu, além do concurso cervejeiro, a participação de 10 cervejarias independentes na feira Origem Week e palestras sobre mercado e harmonização de cervejas.
No sábado (25), foram três apresentações. Daniel Leal, sócio da Cerrops, produtor de lúpulo no estado de Goiás, falou sobre “O Lúpulo Brasileiro e o Centro-Oeste”. André Vasquez, sommelier de cervejas e proprietário do Teta Cheese Bar ministrou a palestra “harmonizando queijos e cervejas e Bárbara Soares, gastróloga e sommelière consultora de bebidas falou sobre o tema “chocolate e cerveja, uma combinação surpreendente”.
Já no domingo, a nutricionista Aline Diniz, consultora do Sebrae que atua com Gestão de Qualidade e Segurança dos Alimentos ministrou a palestra sobre “boas práticas na manipulação dos alimentos”. Encerrando as palestras, o presidente da Abracerva, Gilberto Tarantino, apresentou um diagnóstico do cenário da cerveja no Brasil sob a visão da associação, trazendo dados e alguns dos desafios do setor, ligados principalmente à reforma tributária nacional e as ações da entidade para promover um melhor ambiente de negócios para as cervejarias independentes.
Agora, o Conexão Cerveja Brasil segue para a região Sudeste. De 7 a 10 de junho São Paulo recebe a próxima etapa regional do evento, com a Copa Cerveja Brasil e palestras sobre o tema. Na sequência as etapas regionais serão realizadas ainda em Salvador (Nordeste), Belém (Norte) e na região Sul, com sede ainda a definir.
Inscrições
As cervejarias interessadas em participar do Copa Cerveja Brasil ainda podem se inscrever para as etapas Nordeste, Norte e Sul da competição. Todas as informações estão disponíveis no site da Abracerva: https://abracerva.com.br
Parceiro:
Botequim Mercatto em Piri.
Seg. Qua. e Qui. | 17h à 01h
Sexta à Domingo | 11h à 01h
Reservas: (62) 9 9217-8585 – botequimmercatto.com.br
Rua Direita, 88 Centro
*Obs* A publicidade anexada à matéria, nada tem a ver com o conteúdo. Não se trata de matéria paga, é só uma forma de deixar em evidência os parceiros do site nas redes sociais. Venha ser parceiro do Pirenópolis Online. Seu anúncio vai longe!