Governo manda recolher 16 marcas de café impróprias para consumo; veja lista

0
342

O Ministério da Agricultura e Pecuária divulgou uma lista de 16 novas marcas de café torrado desclassificadas após a detecção de matérias estranhas e impurezas acima do limite permitido.

Os produtos desclassificados são considerados impróprios para consumo e deverão ser recolhidos pelas empresas responsáveis após a fase de análise dos laudos laboratoriais e cientificação das empresas responsáveis pelos produtos quanto aos resultados.

A ação está respaldada pelo artigo 29-A do decreto 6.268/2007, que prevê a aplicação do recolhimento em casos de risco à saúde pública, adulteração, fraude ou falsificação de produtos.

O Mapa orienta que quem tenha adquirido esses produtos deixe de consumi-los, podendo solicitar sua substituição nos moldes determinado pelo Código de Defesa do Consumidor.

Caso seja encontrada alguma dessas marcas sendo comercializada, o ministério solicita que seja comunicado imediatamente pelo canal oficial Fala.BR, informando o estabelecimento e endereço onde foi adquirido o produto.

As fiscalizações de café torrado e moído no mercado interno são realizadas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária.

“Após a realização da Operação Valoriza, em março de 2024, em que foram feitas fiscalizações de café torrado durante duas semanas de maneira concentrada, o Mapa continuou realizando fiscalizações de rotina durante os meses seguintes, incluindo o atendimento às denúncias feitas por cidadãos por meio da plataforma Fala.BR”, afirma Ludmilla Verona, coordenadora de Fiscalização da Qualidade Vegetal.

As ações fazem parte do Programa Nacional de Prevenção e Combate à Fraude e Clandestinidade em Produtos de Origem Vegetal (PNFRAUDE), que visa diminuir a ocorrência de fraudes e promover a regularidade de estabelecimentos produtores de produtos de origem vegetal.

O Mapa lembra que a adição de matérias estranhas ou elementos estranhos ao café é considerada fraude, gernado dano ao consumidor, motivo pelo qual o produto foi incluído nas ações do programa.

Quais Marcas de Café Foram Desclassificadas?

  • AR

O Ministério da Agricultura e Pecuária anunciou na última sexta-feira (2) uma série de desclassificações de marcas de café torrado. A fiscalização detectou a presença de matérias estranhas, impurezas ou outros elementos acima do limite permitido, tornando esses produtos impróprios para o consumo.

Dezesseis marcas foram afetadas por essa medida, gerando uma série de consequências tanto para as empresas quanto para os consumidores. A lei prevê que, em casos que representem risco à saúde pública, como adulterações ou fraudes, os pacotes sejam recolhidos imediatamente pelas empresas responsáveis.

Quais Marcas de Café Foram Desclassificadas?

De acordo com o relatório do ministério, os lotes desclassificados apresentaram problemas que podem comprometer a saúde dos consumidores. A população pode, inclusive, informar o Ministério da Agricultura pelo canal Fala.BR caso encontre algum desses produtos ainda sendo comercializados.

  • Café Oba Oba Sorriso: Lote 0046, vendido em Mato Grosso.
  • Café Exemplar: Lote 04ABR24, vendido em São Paulo.
  • Café Matão: Lote FAB 10/02/24, vendido em São Paulo.
  • Café Belo: Marca da Bahia (lote não informado).
  • Café Moreno: Marca da Bahia (lote não informado).
  • Café Pureza: Marca da Bahia (lote não informado).
  • Café Terra da Saudade: Lote 547, vendido em São Paulo.
  • Café Góes Tradicional a Vácuo: Lote 26, para um órgão público de São Paulo.
  • Café Serra do Brasil: Lote 0056, vendido em Goiás.
  • Café Cambeense: Lote 04122023, vendido no Paraná.
  • Café Dourados: Lote 16, vendido no Mato Grosso do Sul.
  • Café do Norte: Lotes 10 e 12, vendidos no Amazonas.
  • Café Salute: Lote 25, vendido em Goiás.
  • Café Ivaporã: Vendido no Paraná (lote não informado).
  • Café Terra da Gente: Lote 0252404, vendido em São Paulo.
  • Café Dona Filinha: Lote 063, vendido em Goiás.

O Que Fazer Caso Você Tenha Adquirido Esses Produtos?

O Ministério da Agricultura recomenda que os consumidores evitem o consumo dos lotes desclassificados e procurem a substituição do produto conforme o Código de Defesa do Consumidor. A troca pode ser solicitada diretamente nos estabelecimentos onde a compra foi realizada.

Além disso, os consumidores podem contribuir com a fiscalização relatando irregularidades encontradas. Denúncias podem ser registradas através do canal Fala.BR, indicando o estabelecimento em que os produtos foram observados.

Parceiro:

Endereço: Avenida Jk, número 3331-2182
Fica aberto todos os dia da 07h00 às 20h00 e no domingo até 12h00
*Obs* A publicidade anexada à matéria, nada tem a ver com o conteúdo. Não se trata de matéria paga, é só uma forma de deixar em evidência os parceiros do site nas redes sociais. Venha ser parceiro do Pirenópolis Online. Seu anúncio vai longe!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here