Mulheres são maioria do eleitorado brasileiro. Em Pirenópolis, o número de eleitoras é bem mais expressivo que dos homens, serão 10.624 mulheres nas urnas em outubro, diz TSE

0
189

As mulheres representam a maioria do eleitorado brasileiro. Elas somam mais de 81,8 milhões de eleitoras, o que equivale a 52,47% do total. Destas, 20 milhões estão na faixa etária entre 45 e 59 anos.Os homens, por sua vez, somam quase 74,1 milhões de eleitores, representando 47,51% do eleitorado.

Os dados estão em pesquisa divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral, que apontou ainda 28.769 entrevistados que não informaram o sexo.

Comparando por gênero, o número de mulheres de 18 a 24 anos aptas a votar é praticamente igual ao de homens: 9 milhões.

Na avaliação de Isabel Freitas, assessora técnica do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea), os números refletem a importância das mulheres no processo eleitoral. Mas, ela alerta para o fato de que, apesar de serem maioria, “elas” ainda representam uma pequena parcela entre as candidaturas.

Em relação aos municípios, quase 62% têm maioria do eleitorado feminino. Por outro lado, os homens formam maior contingente em 38% dos municípios, ou seja, 2.126 localidades.

Maceió é a cidade com maior proporção do eleitorado feminino: 55%.

São Paulo é o estado que lidera em número de eleitoras, mas é o quarto colocado no ranking de maior proporção feminina. Na outra ponta, aparece o Pará com a menor proporção feminina.

Em Pirenópolis, conforme dados foram fornecidos pela 26ª Zona Eleitoral de Pirenópolis, o número de mulheres eleitoras também apresenta a mesma situação, tendo mais mulheres eleitoras que homens. No ano de 2022, o eleitorado feminino era de 10.141 mulheres aptas a votar, enquanto o eleitorado masculino somava 9.844. Para as próximas eleições, que acontecerão em outubro de 2024, o número de mulheres votantes cresceu mais ainda, foi para 10.624 e os homens aumentaram também, chegou a 10.381.

Além desses dados, por regiões e idade, a coordenadora técnica do Cfemea ressalta que outras informações, ainda não divulgadas, merecem atenção.

E destaca a importância de criar condições para que mulheres possam se eleger.

Ainda de acordo com o levantamento do TSE, o país tem mais de 155 milhões de brasileiros aptos a ir às urnas este ano. Já o número de eleitores cujo voto é facultativo está na casa dos 22 milhões. Também neste caso as mulheres são maioria: 12 milhões.

No Brasil, o voto é obrigatório a partir dos 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e jovens com idade entre 16 e 18 anos.

Parceiro:

Abrir foto

Parceiro: @paxpirenopolina24horas
Telefone: (62) 3331-3556.

Endereço: Av. São Paulo – Centro, em frente ao cemitério.

*Obs* A publicidade anexada à matéria, nada tem a ver com o conteúdo. Não se trata de matéria paga, é só uma forma de deixar em evidência os parceiros do site nas redes sociais. Venha ser parceiro do Pirenópolis Online. Seu anúncio vai longe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here