A Prefeitura de Pirenópolis, informou que o trânsito no Centro Histórico da cidade será bloqueado a partir das 10 horas da próxima segunda-feira (30/12). A reabertura está prevista para as 10 horas de quarta-feira, 1º de janeiro de 2025.
A medida faz parte de um conjunto de ações que visam garantir a segurança e o conforto de moradores e visitantes e preservar o patrimônio histórico, cultural e ambiental durante o Réveillon, que atrai milhares de pessoas.
De acordo com o superintendente municipal de trânsito, Fábio Cardoso, a interdição é essencial para manter a fluidez do tráfego e a segurança dos pedestres.
“A expectativa de grande público nos leva a adotar medidas que assegurem um ambiente organizado e acolhedor para todos. Contamos com a compreensão e colaboração de moradores, comerciantes e turistas para respeitar as normas de circulação e estacionamento no período”, afirmou.
O plano de mobilidade orienta os visitantes a utilizarem táxis, vans, e aplicativos de transporte e deixar os veículos particulares nas pousadas ou em estacionamentos privados. Para garantir o respeito às regras, orientadores de trânsito estarão disponíveis nas ruas para ajudar motoristas e pedestres.
A fiscalização também vai estar de olho nos motoristas que estacionam em locais irregulares e em frente a garagens.
Proibições
Durante o período de interdição, estão proibidos o uso de som automotivo, caixas de som portáteis, coolers, caixas de isopor, churrasqueiras e acampamento em áreas públicas. Além disso, a prefeitura recomenda que visitantes e moradores não circulem com garrafas ou recipientes de vidro, com o objetivo de evitar acidentes. Ambulantes estão impedidos de vender produtos no Centro Histórico. Os comerciantes da cidade devem planejar seus carregamentos, pois carga e descarga estarão suspensas entre os dias 30/12 e 1º/1 no perímetro interditado.
Telefones úteis de emergência, como Polícia Militar (190 ou (62) 3331-1765), Corpo de Bombeiros (WhatsApp Emergência (62) 3331-1205) e Samu (192), estarão disponíveis para atender qualquer necessidade. Além disso, o telefone do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) (62) 3331-2633.
Parceiro: